Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto alemão que automatiza produção de leite chama atenção dos catarinenses em missão oficial

Publicado em 17/10/2016 Editoria: Economia Comente!


No primeiro dia da missão catarinense à Alemanha, nesta sexta-feira, 14, a comitiva visitou um projeto que torna a ordenha do gado leiteiro automatizada. A iniciativa, pioneira no mundo, foi implantada em uma pequena cooperativa agropecuária em Remda-Teichel, comunidade alemã no estado do Turíngia. Santa Catarina e Turíngia oficializarão um acordo de irmanamento na segunda-feira, 17, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

"Vamos estudar as características deste projeto para avaliar formas de parcerias que possam levá-lo para Santa Catarina, onde as cooperativas agropecuárias de pequeno porte são bem comuns, especialmente neste momento em que nos aproximamos da Turingia", disse o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond. A comitiva catarinense conta ainda com a participação do procurador-geral do Estado, Sandro José Neis, e o promotor de Justiça Fábio de Souza Trajano.

A maior inovação no processo de ordenha veio com o desenvolvimento de um carrossel com espaço para 40 animais serem ordenhados ao mesmo tempo. A planta foi projetada de forma a que as próprias vacas se dirijam aos espaços, sem interferência humana. Segundo o corpo técnico, isso deixa o animal mais tranquilo em um processo mais eficiente e organizado do que as alternativas manuais ou automatizadas.

A máquina também faz avaliação do corpo do animal para seguir com a ordenha ideal para cada indivíduo do rebanho. O leite extraído é testado logo após a coleta, também de forma automatizada. Não estando dentro as normas, o leite é descartado pelo equipamento. Cada vaca produz em média 32 litros de leite por dia. De acordo com a empresa que desenvolve a tecnologia, o custo de implantação do carrossel foi de, por cabeça no carrossel, 45 mil euros.

Na Alemanha, o projeto já foi instalado em outras oito propriedades rurais e há duas no Canadá. A comitiva catarinense foi a primeira de um país da América Latina a conhecer a iniciativa.

Outra inovação é a produção de energia a partir dos dejetos dos animais. A planta foi projetada com uma usina de biogás com capacidade para geração de 500 kW, suficiente para abastecer cinco mil residências. O excedente da energia que não é consumido na propriedade, explicam os técnicos, é vendido para a distribuidora de eletricidade local, aumentando os ganhos da cooperativa.

O investimento total realizado pela cooperativa na modernização da propriedade - processo de ordenha, estábulos e geração de energia pelo biogás - consumiu 8 milhões de euros e foi concluído em dois anos.

Ministério Público

Na parte da tarde, a agenda da comitiva de Santa Catarina incluiu uma audiência no Ministério para Migração, Justiça e Proteção do Consumidor da Turíngia, onde foram recebidos pela secretária-adjunta do órgão, Dra. Silke Albin.

O procurador-geral do Estado, Sandro José Neis, e o promotor de Justiça Fábio de Souza Trajano apresentaram a atuação do Ministério Público de Santa Catarina (SC) e suas prerrogativas. Entre os pontos abordados no encontro também estavam o sistema de cruzamento de informações do MP/SC.

Na noite de segunda-feira, 17, o secretário Virmond e os promotores do MP/SC se reunirão com o ministro da pasta no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, após uma audiência no Ministério Público da Turíngia à tarde.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais

Comentários