Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Estado da Saúde lança movimento secuidaSC para estimular a adoção de hábitos saudáveis pela população

Publicado em 14/10/2016 Editoria: Saúde Comente!


A Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina realizou, na manhã de quinta-feira (13), uma entrevista coletiva à imprensa para a apresentação do movimento secuidaSC, que terá neste sábado, a partir das 9h, no Parque de Coqueiros, na região continental de Florianópolis, o primeiro grande evento.

“Queremos estimular a prática de hábitos saudáveis e empoderar a população sobre os fatores de risco e de proteção para a sua saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing.“Se queremos avançar na melhoria da qualidade de vida dos catarinenses, o desafio é justamente na promoção da saúde”.

O médico Murillo Capella, adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, lembrou estudos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida que revelam que a principal causa das doenças cardiovasculares deixou de ser os fatores genéticos e hoje estão mais relacionados ao estilo de vida, como alimentação inadequada e falta de atividade física.

De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde, 73,5% das causas de mortalidade em Santa Catarina em 2015 estiveram vinculadas a doenças crônicas não transmissívei: ou seja, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, câncer e diabetes. De acordo com o médico Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde, estudos comprovam a associação dessas doenças crônicas não transmissíveis com diversos fatores de risco, dentre os quais destaca-se o excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras, sedentarismo, tabagismo e consumo abusivo de álcool.

“Em Santa Catarina, 46,2% das pessoas acima de 18 anos são insuficiente inativos, ou seja não praticam qualquer tipo de atividade física. Entre as mulheres, o percentual é de 51,6%”, disse Gaudenzi, referindo-se ao resultado da Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e do IBGE, realizada em 2013.

Outro fator de risco prevalente em Santa Catarina é a alimentação inadequada – apenas 27,5% da população consome frutas e verduras na proporção recomendada pela Organização Mundial de Saúde (cinco porções diárias); 40,4% admitem consumir carne ou frango com excesso de gordura; 22,1% consomem refrigerantes mais de cinco dias por semana; e 19,8% reconhecem o consumo elevado de sal. Em relação ao consumo de álcool, a pesquisa aponta que 28% dos catarinenses consomem álcool pelo menos uma vez por semana – entre os homens esse percentual salta para 41,7% – e 11,4% relatam o uso abusivo de álcool. Outro dado preocupante refere-se ao tabagismo: 16% são fumantes atuais e 9,5% sofrem com o “fumo passivo”, estando expostos à fumaça de cigarro em ambiente fechado.

O movimento

O movimento secuidaSC envolve a realização dos eventos, a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde, estimulando seu compartilhamento por meio das redes sociais e aplicativos, o lançamento do site www.secuidasc.sc.gov.br; e a publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes em homens e mulheres. O movimento conta com o apoio de diversas instituições e, dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos incentivando práticas saudáveis.

O movimento secuidaSC será lançado oficialmente neste sábado (15), em um evento que ocorrerá no Parque de Coqueiros, das 9h às 13h. Bate-papos, palestras, aulas de ginástica, consultoria financeira individual, atividades recreativas para crianças, apresentação da Banda do Exército, “varal de receitas”, feira de artesanato e distribuição de mudas de ervas e de temperos naturais estão entre as atrações.

O evento é dirigido especialmente às mulheres, somando-se à tradicional campanha de prevenção do câncer de mama (Outubro Rosa). O foco estará no estímulo à alimentação saudável e à prática de atividades físicas.

No dia 26 de novembro, outro evento do movimento secuidaSC será realizado, no mesmo local, dirigido aos homens, integrando-se às ações da campanha de prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul). A ênfase do segundo evento estará na redução do consumo de álcool e na cessação do tabagismo.A secretaria tem planos, ainda, de levar a campanha para outras cidades do Estado a partir do ano que vem.

15 DE OUTUBRO

Parque de Coqueiros, em Florianópolis

9h – Abertura

9h20 – Apresentação da Banda do Exército

10h – Palestra: Alimentação Saudável

10h30 – Palestra: Ciclismo no trânsito – mobilidade e segurança

10h30 – Aula defesa pessoal (palco)

11h – Palestra: Autoestima, autorrealização e bem-estar (palco)

11h30 – Palestra: Alimentos orgânicos e compostagem

12h30 – Aula de zumba (palco)

A programação completa do evento, os dados epidemiológicos e informações adicionais estão disponíveis no site www.secuidasc.sc.gov.br.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde

Comentários