Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programa Saúde da Mulher Rural é promovido com produtoras de Papanduva

Publicado em 22/09/2016 Editoria: Saúde Comente!


Os cuidados com a saúde no meio rural são uma preocupação constante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Diante disso, com o objetivo de orientar as mulheres do campo sobre a importância em cuidar da saúde e prevenir doenças de colo de útero, é desenvolvido o programa especial "Saúde da Mulher Rural".

Nesta quinta-feira (22), o município que recebe as atividades do programa é Papanduva, no norte do Estado. A iniciativa é promovida em parceria com o Sindicato Rural e a Secretaria de Saúde do município.

O evento é voltado para mulheres rurais que nunca fizeram ou que estejam com o exame preventivo atrasado há pelo menos dois anos. "A intenção é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero nas comunidades, levando conhecimentos que possibilitem a mudança de atitude favorecendo para uma melhor qualidade de vida", explica o superintentende do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o programa visa estimular os cuidados com a prevenção de doenças em todas as famílias rurais. "Nossa preocupação é reduzir o número de vítimas do câncer. Por isso, é necessário chamar a atenção para o diagnóstico precoce das doenças tanto nas mulheres como também nos homens. A saúde no campo é a saúde do Brasil".

A doença

O câncer do colo do útero é causado por uma infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Em geral, a doença se manifesta de maneira lenta e pode não apresentar sintomas, por isso, quanto mais cedo for detectada e tratada, há mais chances de cura. É o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres, atrás somente do câncer de mama e do colorretal.

O exame que diagnostica a doença é o Papanicolau (preventivo). Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil a doença é a quarta causa de óbitos de mulheres por câncer. Até o ano de 2013 foram constatadas 5.430 mortes em todo o País. A estimativa do INCA é de que em 2016 surjam 16.340 novos casos da doença.

Programação

As produtoras rurais terão acesso a exames Papanicolau, atendimento no espaço beleza, palestras educativas e kits saúde, além de lanche e almoço. "Todas as atividades serão voltadas à conscientização sobre os hábitos saudáveis que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida e o bem estar das mulheres do meio rural", finaliza a coordenadora do programa no Estado, Estela Macedo.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários