Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Palestras abordam a prevenção do suicídio em diferentes fases da vida

Publicado em 15/09/2016 Editoria: Saúde Comente!


O evento acontece no dia 16 de setembro, a partir das 13h30 no auditório da Sede do MPSC

Na próxima sexta-feira, dia 16, o Ministério Público de Santa Catarina abre suas portas no mês de prevenção ao suicídio para falar sobre essa doença que registra, no mundo, uma morte a cada 40 segundos e atinge todas as classes sociais.

Para abrir o ciclo de palestras o Psiquiatra Eduardo Pimentel aborda o tema "Posso contar com você? O momento de procurar ajudar".  "Precisamos desmistificar a psiquiatria, falar sobre transtornos mentais para que as pessoas não tenham preconceitos: falar mais para tratar e ter bons resultados", explica Pimentel. A palestra aborda ainda o que é uma consulta psiquiátrica e como é tratamento.

Em seguida, o foco será crianças e adolescente. O Psiquiatra Marcelo Calcagno fará a palestra sobre "De olho neles! Como perceber doenças e transtornos mentais em crianças e adolescentes". "Vou abordar sobre a importância do diagnóstico ainda em infância e adolescência, de possíveis riscos que deixar de tratar - dependendo do caso - uma criança pode correr", explica o médio.

A terceira palestra será "Nasce um filho e não um problema". Os perigos da depressão na gestação, parto e pós-parto, com o Psiquiatra Amaury Cantilino da Silva Junior. A palestra vai abordar os diversos transtornos mentais que acometem as mulheres no período de gestão e pós parto. "Vamos falar sobre o quadro clínico e impacto que a depressão e psicose pós-parto podem trazer para relação mãe e filho, para a família e o que se passa na vida da mulher neste período", disse o médico.

O Psiquiatra Alberto Stoppe Jr será o quarto palestrante da tarde e vai abordar a prevenção do suicídio na terceira idade com a palestra "Uma vida inteira feliz. A depressão longe da terceira idade". De acordo com o médico, é preciso estar atento a todos os aspectos da depressão que acontecem por diversos motivos. "Muitas vezes o idoso teve depressão recorrente a vida toda outras vezes é por motivos psicossociais ou até físicos desenvolvem quadros de depressão e podem cometer o suicídio, a palestra segue neste sentido de orientação", adiantou o médico.

Sobre os palestrantes:

Alberto Stoppe Jr é Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela USP - Universidade de São Paulo. É especialista em psiquiatria e psicogeriatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. É preceptor da residência Médica de Psiquiatria do IPQ de Santa Catarina.

Amaury Cantilino da Silva Junior - é Psiquiatra. Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do departamento de neuropsiquiatria da UFPE. Coordenador do Programa Saúde Mental da Mulher. Membro da Comissão de estudos e pesquisas da saúde mental da mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Eduardo Pimentel - é Psiquiatra. Formado pela Universidade de Pelotas (UFPel), é membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, Coordenador do Ambulatório de Esquizofrenia Resistente e super resistente, Coordenador da unidade de internação de Agudos do IPQ e preceptor da residência Médica de Psiquiatria do IPQ de Santa Catarina.

Marcelo Calcagno é psiquiatra Médico Psiquiatra - Ufpel; Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência - Ufgrs ; Mestre em Psiquiatria - Ufrgs (dissertação em TDAH) Membro da Diretoria do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ACP (Associação Catarinense de Psiquiatria) Membro do Conselho Científico da ABDA - Associação Brasileira do Déficit de Atenção e Coordenador do Núcleo ABDA Santa Catarina.

› FONTE: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Comentários