Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Suicídio é quarta causa de morte entre 20 e 49 anos

Publicado em 13/09/2016 Editoria: Saúde Comente!


Foto: Divulgação internet

Foto: Divulgação internet

Dados são revelados no mês de conscientização sobre o tema

No mês da conscientização sobre prevenção ao suicídio, dados da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis mostram que esta foi a quarta maior causa de morte entre pessoas de 20 a 49 anos na Capital, nos últimos dez anos. A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Se consideradas todas as faixas etárias, o suicídio aparece em 20º lugar entre as causas de óbito mais frequentes em Florianópolis. Em 64% dos casos, os óbitos ocorrem dentro de casa. Em seguida, nos hospitais (13%) e na via pública (7%).

Em Florianópolis, o acesso da população aos cuidados em saúde ocorre essencialmente via Atenção Primária à Saúde (APS), por meio dos 49 centros de saúde do Município. Para as questões referentes à saúde mental, incluindo as pessoas com diagnóstico de depressão, essas equipes contam com o suporte técnico dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por psiquiatras e psicólogos que oferecem apoio técnico às equipes de saúde da família.

Quando as opções de cuidado e tratamento extrapolam a dimensão da medicina de família, o cuidado passa a ser realizado pelos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. As unidades contam com equipe multiprofissional e são serviços referência para os casos que necessitem de cuidado intensivo ou de reinserção psicossocial, oferecendo atendimento diário às pessoas em sofrimento psíquico, envolvendo pacientes e familiares.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF

Comentários