Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Polícia Civil deflagra operação e prende policial militar envolvido com extorsão

Publicado em 02/09/2016 Editoria: Polícia Comente!


Foto: divulgação / Polícia Civil de SC

Foto: divulgação / Polícia Civil de SC

Balneário Camboriú - A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, (DEIC), na manhã de quarta-feira, 31, prendeu um homem de 30 anos, no bairro Vila Real, na cidade Balneário Camboriú. O homem era sargento da Polícia Militar e foi preso por posse ilegal de arma de fogo e munições de uso restrito, após o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. A Corregedoria Geral da PM acompanhou a operação.

O caso

A prisão foi decorrência de uma investigação da DEIC, a qual apura crimes de roubo e extorsão ocorridos na cidade de Balneário Piçarras no dia 12 de agosto. Ela teve início já no dia 16, assim que a Autoridade Policial tomou conhecimento, visando colher provas da prática delitiva, bem como crime indícios de autoria.

No último dia 11 de agosto, a Polícia Civil foi comunicada acerca de um possível crime de estelionato, cuja autoria era atribuída a um foragido da Justiça – contra quem existe dois mandados de prisão expedidos. Após receber as orientações quanto ao registro do fato, a suposta vítima passou algumas informações acerca da possível localização do foragido, contudo, no dia seguinte, ao ser contatado, alegou ter resolvido o ser problemas e recusou-se a prestar maiores informações que possibilitassem a localização do foragido.

Contudo, descobriu-se com o aprofundamento das investigações, que esta suposta vítima procurou dois milicianos para que, mediante força física e grave ameaça por meio de arma de fogo, em completa afronta a legislação vigente, promovesse a recuperação de joias que teriam sido utilizadas como forma de pagamento para a aquisição de dois apartamentos.

Devidamente ajustados, estes militares que atuam em Camboriú, dirigiram-se até a cidade de Balneário Piçarras, acompanhados da suposta vítima, a qual também portava arma de fogo, embora não esteja autorizada para tal, e, no momento que o foragido saía do edifício, ele foi abordado por um dos militares e o outro investigado.

Ocorre que, ao invés de ser preso, ele foi obrigado a retornar para o apartamento, juntamente com a mulher que o acompanhava, e após buscas no apartamento, segundo relato de uma das vítimas, subtraíram uma grande soma em dinheiro, uma coleção de relógios, equipamentos de informática e escrituras de imóveis. A versão da vítima é confirmada com a análise das imagens do condomínio.

Não contentes com o que já haviam subtraídos, acompanhados das vítimas, dirigiram-se até um apartamento na cidade de Itajaí, e no local se apoderaram de uma mochila contendo diversas joias, cheques de terceiros, além de uma arma de fogo e munições que o foragido mantinha neste local.

Ato contínuo, caminharam até um cartório, também na cidade de Itajaí, onde uma terceira pessoa realizou o reconhecimento de firma em um contrato de compra e venda, figurando como adquirente do imóvel a esposa do investigado residente em Camboriú.

Uma das vítimas informou que foi coagida a assinar diversos cheques, cujos valores são elevados, além da exigência de grande soma em dinheiro, sob a ameaça de que a arma subtraída seria utilizada para incriminar um familiar do homem foragido.

Após intenso trabalho  investigativo, os Policiais Civis conseguiram angariar provas da participação de três envolvidos nos crimes, dentre eles dois policiais militares lotados na idade de Camboriú. Com as provas da materialidade coletadas e indícios veementes de autoria, o Delegado de Polícia responsável pelas investigações, Osnei Valdir de Oliveira, representou pela decretação da medida cautelar de busca e apreensão em alguns imóveis, inclusive, na residência do sargento e no armário que utilizava no quartel.

A operação

Na manhã desta quarta-feira, em operação coordenada pela DEIC, com o apoio de Policiais Civis da DIC de Balneário Camboriú, foi efetivado o cumprimento das buscas na residência de um morador da cidade de Camboriú, bem como na residência do policial militar e no armário existente nas instalações do quartel e por ele utilizado.

No residência do investigado residente em Camboriú, a busca domiciliar culminou com a apreensão de joias, cheques emitidos por uma das vítimas e de terceiros, armas de fogo, munições e equipamentos de informática, inclusive, um iPad subtraído durante a ação delituosa, além do documento de compra e venda do apartamento, cujo reconhecimento de firma foi realizado no dia dos fatos.

Já na residência do sargento da PM, foram apreendidas 494 munições, sendo 48 de calibre 9mm – portanto, de uso restrito. Já no armário instalado no quartel, utilizado por ele, restaram apreendidas 132 munições de diversos calibres, bem como a arma de fogo descrita pela vítima, que fora subtraída no apartamento da cidade de Itajaí, além de anel de formatura.

Em razão do estado de flagrância, o sargento da PM foi autuado em flagrante pela prática do crime de posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e posse ilegal de munição de uso restrito. Após a lavratura do auto de prisão, o suspeito foi encaminhado para a sede do 12º BPM.

As investigações prosseguem com a análise dos bens/objetos apreendidos, bem como apurar a origem das munições, pois há suspeitas que tenham sido desviadas da corporação militar.

Além da Equipe da DRACO, Policiais Civis da DFRV e DENARC da DEIC e da DIC de Balneário Camboriú participaram da operação.

"Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181."

› FONTE: Assessoria de Imprensa Polícia Civil de Santa Catarina

Comentários