Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ferramentas para auxiliar no Cadastro Ambiental Rural são apresentadas à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Publicado em 26/08/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


O grupo de trabalho do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Santa Catarina esteve reunido, nesta quarta-feira, 24, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) com técnicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. A universidade é responsável pela plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), e foram apresentadas mudanças no módulo que podem ser adequadas às necessidades de cada estado e às possibilidades de aplicação do CAR para a gestão ambiental de SC.

“Santa Catarina tem se destacado no número de imóveis cadastrados, com 286 mil propriedades inscritas no CAR, ou seja, 77% do total”, explica o secretário adjunto da SDS, Marco Aurélio Dutra.

Os módulos e ferramentas poderão ser customizados para o Programa de Regularização Ambiental (PRA), bem como, para cadastro de outras informações ambientais. Com os dados territoriais do CAR, será possível também aperfeiçoar os sistemas de cadastros de usuários de águas e outorga de uso dos recursos hídricos.

O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais, tendo por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa. O prazo foi prorrogado até 31 de dezembro de 2017.

Além da equipe da SDS, participaram da reunião técnicos da Casa Civil, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Polícia Militar Ambiental e Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

› FONTE: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS

Comentários