Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Enfermagem debate normas da profissão em eventos regionais

Publicado em 08/08/2016 Editoria: Saúde Comente!


A etapa de Florianópolis ocorre no dia 10 de agosto, na sede da ACM

O atendimento dos profissionais de Enfermagem nas unidades básicas de saúde ou nos hospitais está em debate numa série de oito eventos regionais que vão culminar com a 1ª Conferência de Enfermagem no final do ano. O objetivo é ouvir os desafios e as ideias de melhoria no maior número de cidades e conseguir transformar em um documento único que servirá de base para as ações do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). O mesmo documento será encaminhado às demais entidades representativas da Enfermagem, como sindicatos e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

A Etapa Regional de Florianópolis da 1ª Conferência de Enfermagem será realizada dia 10 de agosto, na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM). O evento é promovido pelo Coren/SC com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

As etapas regionais ocorrerão nas cidades onde o Coren/SC possui subseção, abrangendo todo o Estado, e depois a etapa estadual será em Florianópolis, nos dias 8 e 9 de novembro, com aprovação das propostas encaminhadas em cada região. A proposta das Conferências de Enfermagem é promover espaço de diálogo, reflexão e proposições para construção de documento orientador para nortear políticas para a categoria.

“Estamos ouvindo os profissionais de nível médio e os enfermeiros para que as diretrizes das ações estejam baseadas nos desafios do dia a dia, seja na assistência primária, na rede hospitalar, na formação ou no atendimento domiciliar. Sabemos da nossa importância, mas precisamos fortalecer a visibilidade da nossa atuação dentro das equipes de saúde, afinal representamos mais da metade da força de trabalho na saúde. Em Criciúma vimos que temos muitas demandas a serem atendidas e muita vontade dos profissionais em debater a profissão”, afirma a presidente do Coren/SC, enfermeira Helga Bresciani.

Foram definidos seis eixos temáticos para debater entre os participantes: Os desafios da assistência de Enfermagem com qualidade; A formação de Enfermagem; Papel social da Enfermagem; Dimensionamento dos profissionais de Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e Compromisso ético da Enfermagem.

Em cada um desses eixos os participantes poderão sugerir propostas para aperfeiçoar a prestação de serviços e melhorar as práticas. As idéias serão compiladas em grupos e depois encaminhadas à Conferência Estadual pelos delegados eleitos em cada região.

Nos mesmos moldes das Conferências de Saúde, as Conferências de Enfermagem terão a primeira etapa nas regiões de abrangência das subseções do Conselho. Nesta fase regional, os profissionais de Enfermagem debaterão as demandas locais, e se aprovadas as propostas na votação da maioria, as mesmas comporão o relatório da subseção.

As inscrições para essa etapa estarão abertas até dia 9 de agosto, depois dessa data somente no dia do evento.

› FONTE: Sara Caprario/Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina - Coren/SC

Comentários