Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis tem o primeiro centro de tratamento para pacientes com doenças autoimunes

Publicado em 09/06/2016 Editoria: Saúde Comente!


Centro Catarinense de Imunoterapia /foto Carla Cavalheiro

Centro Catarinense de Imunoterapia /foto Carla Cavalheiro

A capital catarinense conta desde o final de maio, com o primeiro centro de tratamento para pacientes com doenças autoimunes

O Centro Catarinense de Imunoterapia (CCI) atende pacientes com doenças como lúpus, artrite reumatoide, psoríase e doença inflamatória intestinal, além de outras como asma, osteoporose e doenças reumatológicas. O CCI atende pacientes da rede privada e também os que são encaminhados pelo SUS.

Os medicamentos imunobiológicos são uma nova forma de tratamento que age em pontos específicos do sistema imunológico trazendo avanços no controle das doenças. "A administração dessas medicações ocorre via endovenosa ou subcutânea daí a necessidade de serem aplicados em clínicas ou centros de infusão especializados. É justamente graças à criação de centros de infusão como esse, que o paciente não precisa mais ficar internado ou circulando dentro de um hospital para receber as medicações com segurança", explica a PhD em Reumatologia Sonia Fialho.

As doenças autoimunes atingem de 5 a 7% da população e são a terceira principal causa de morbidade e mortalidade depois do câncer e das doenças cardíacas. Há mais de 80 diferentes tipos de doenças autoimunes, dentre elas, as doenças reumáticas são o maior grupo. A artrite reumatoide, por exemplo, acomete cerca de 1% da população mundial e a artrite psoriásica pode manifestar-se em até 40% dos pacientes com psoríase cutânea. A dor e a deformidade física são um denominador comum a essas doenças e os medicamentos imunobiológicos vieram para revolucionar a vida dos pacientes.

Além dos agentes biológicos, outros medicamentos também serão administrados no CCI, como os glicocorticóides, imunoglobulinas, ferro, e bisfosfonatos (ibandronato e ácido zolendônico) muito utilizados no tratamento da osteoporose.

› FONTE: CCR Gestão de Comunicação

Comentários