Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis reúne especialistas para discutir Saúde Pública e Saneamento

Publicado em 03/06/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto: Estação de Tratamento de Esgotos Insular, na entrada de Florianópolis / Acervo CASAN

Foto: Estação de Tratamento de Esgotos Insular, na entrada de Florianópolis / Acervo CASAN

Com foco no tema “Soluções para um Melhor Saneamento Ambiental”, Florianópolis recebe a partir da próxima segunda-feira (6) aproximadamente 500 especialistas no 17º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. A cerimônia de abertura acontece às 9h, de segunda-feira, seguida de painel sobre “Saúde Pública e Saneamento”.

O simpósio que ocorre a cada dois anos, alternando-se entre Brasil e Portugal, é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB).

O encontro vai reunir engenheiros, técnicos, consultores, pesquisadores, acadêmicos, especialistas, executivos e estudantes do setor de saneamento e meio ambiente.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental, possibilitando a atualização técnica-científica, de profissionais e estudantes.

"O encontro é uma oportunidade de reunir profissionais que atuam na área de saneamento, de compartilhar conhecimentos e construir um diálogo em torno das boas práticas, ampliando alternativas para solucionar os entraves do saneamento ambiental", informa o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli.

"O compartilhamento do conhecimento que é gerado nas universidades é fundamental para que as soluções cheguem a uma aplicação prática. E é com muito orgulho que a CASAN participa desse encontro também apresentando trabalhos de seu corpo funcional", destaca o presidente da CASAN, engenheiro Valter Gallina, que representará o governo do Estado na abertura o evento.

Temário do Simpósio:

I – Água: abastecimento, tratamento e distribuição

II – Efluentes Sanitários e Industriais: caracterização, coleta, tratamento, disposição, reuso, lodos e biossólidos;

III – Resíduos Sólidos: reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros;

IV – Recursos Hídricos: planejamento, gestão, aproveitamento, controle da poluição, políticas e estudos avaliativos;

V – Gestão Institucional e Empresarial do Setor: regulação, regulamentação, eficiência empresarial, organização e qualidade;

VI – Meio Ambiente: gestão e controle ambiental, avaliações de impacto ambiental, normas e padrões ambientais, gestão costeira, análises de risco, Produção Mais Limpa, Mudanças Climáticas e Créditos de Carbono;

VII – Saúde Pública: doenças, controle de vetores, epidemiologia, vigilância sanitária e salubridade ambiental;

VIII – Educação e Recursos Humanos: formação, gestão e capacitação de pessoas e educação ambiental;

IX – Irrigação, Drenagem Urbana, Controle da Erosão, Águas Subterrâneas e Águas Fluviais: hidrologia urbana, tratamento e gestão;

X – Controle da Poluição do Ar: odores, ruídos, radiações e material particulado;

XI – Energia, Eficiência Energética e Controle de Perdas: gestão, controle e redução de consumo.

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da Casan

Comentários