Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Maternidade Darcy Vargas de Joinville recebe prêmio nacional Hospital Amigo da Mulher

Publicado em 23/05/2016 Editoria: Saúde Comente!


Considerada referência em gestações de alto risco e partos normais, a Maternidade Darcy Vargas é uma das cinco unidades hospitalares do Brasil a receber o Prêmio Dr. Pinotti Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados

O hospital concorreu com outros 70 de todo o país. O reconhecimento é pelo trabalho de promoção do acesso e da qualificação dos serviços prestados às mulheres.

A solenidade de entrega será em Brasília, no Salão Nobre da Câmara, na manhã de terça-feira, 24, com a presença do diretor-geral do hospital, Fernando Pereira. Na quarta, 25, às 10 horas, o diretor fará a entrega do prêmio aos funcionários no anfiteatro do hospital, em Joinville.

“Ter o reconhecimento nacional pelos serviços qualificados prestados à comunidade da nossa região é gratificante. Apesar do momento econômico temos buscado atender bem a todos. Estão de parabéns os servidores públicos da instituição que são os verdadeiros merecedores deste prêmio tão significativo para nós”, celebrou o diretor-geral.

A MDV é a única do Sul a receber a premiação juntamente com o Hospital do Câncer de Barretos, na região Sudeste; o Hospital Ophir Loyola, do Norte; a Maternidade Escola Januário Cicco, do Nordeste; e o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, do Centro Oeste.

Maternidade Darcy Vargas

Inaugurada em 16 de abril de 1947, a Maternidade foi fundada para oferecer a assistência à mãe, bebê e família de Joinville e região. Seu nome é uma homenagem à primeira dama brasileira, mulher de Getúlio Vargas.

Considerada o berço da Humanização em Santa Catarina, é referência estadual em Gestação de Alto Risco e em UTI-Neonatal. O Banco de Leite Humano e o Método Canguru são reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Desde novembro de 2006 atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E, e em 2012 passou a integrar a Rede Cegonha.

O hospital possui outros prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais: Hospital Amigo da Criança; Maternidade Segura; Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher; Prêmio Professor Galba de Araújo.

Atendimentos em 2015

- 33.523 pronto socorro

- 18.800 ambulatoriais

- 8.307 internações

Total: 60.630

Atendimentos em 2014

- 30.967 pronto socorro

- 18.594 ambulatoriais

- 7.737 internações

Total: 57.298

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários