Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Feira internacional em Itajaí promove economia do mar

Publicado em 05/05/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


As possibilidades de intercâmbio entre Santa Catarina e Itália nos setores náutico e marítimo norteiam a segunda edição da Feira Internacional da Economia do Mar Itália-Brasil (Fimar)

Até 7 de maio, no Centreventos de Itajaí, a feira promove exposições de empresas catarinenses e italianas, seminários, vitrine gastronômica e rodadas de negócios. A Fimar tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Santur e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, a Fimar ajudará no desenvolvimento da economia do mar em Santa Catarina. “O mar já pertence à realidade econômica catarinense. Já temos a mais importante indústria do pescado do Brasil, uma grande indústria de construção naval e destaque nacional em logística portuária. Não há dúvidas de que a economia do mar será cada vez mais um vetor muito importante para o desenvolvimento do Estado”, avaliou Virmond.

O conceito de economia do mar abrange quatro áreas: a indústria naval, com a construção de navios e iates, produção de peças e serviços de manutenção; a produção de alimentos do mar, com a pesca, aquicultura e processamento de pescado; a logística marítima, representada por portos e pelo transporte pelo mar; e a exploração e transformação de recursos oceânicos, como os recursos minerais provenientes da costa e do mar. Para o presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), Leandro Mané Ferrari, prevê o crescimento do setor, com muito emprego e renda a gerar nos nossos municípios.

Articulador do evento pelo lado italiano, o empresário Domenico Calabria destacou que a amizade e os laços culturais ajudaram a construir uma ponte náutica entre os entre Itália e Santa Catarina. Com a realização da feira, segundo ele, foi possível ampliar a exposição do Estado em seu país. "O Brasil não é mais apenas São Paulo e Rio de Janeiro. Santa Catarina se tornou o principal polo náutico do Brasil na Itália", disse Calabria.

Manifesto parlamentar

Na cerimônia de abertura da Fimar foi assinado o Manifesto Parlamentar Santa Catarina-Itália. O texto, proposto pela Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e pelos organizadores italianos do evento, prevê a promoção do intercâmbio entre as partes.

Segundo o deputado italiano Fabio Porta, represente do governo italiano, a economia do mar ajudará a colocar em prática o manifesto. "Talvez o setor náutico é o que, de melhor forma, representa o potencial de crescimento que existe entre Brasil e Itália", acredita Porta.

De acordo com os organizadores, a primeira edição da Fimar, realizada em Florianópolis em 2015, teve a participação de oito empresas italianas e 19 brasileiras em rodadas de negociações, com a geração estimada de R$ 7 milhões em negócios.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários