Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis recebe Drauzio Varella no evento Virada da Saúde

Publicado em 20/04/2016 Editoria: Saúde Comente!


Abertura ocorre na próxima segunda-feira (25)

Iniciativa é promovida pela FIESC, por meio do SESI, e pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade. Evento oferecerá atividades gratuitas pela cidade

A FIESC, por meio do SESI, e o Instituto Saúde e Sustentabilidade realizam de 25 de abril a 1º de maio, em Florianópolis, a Virada da Saúde. O evento, que objetiva promover a saúde, o bem-estar e estimular a adoção de bons hábitos, oferecerá atividades gratuitas para a população em diversos pontos da cidade. A cerimônia de abertura será realizada no auditório da FIESC, a partir das 9 horas, e contará com palestra do médico e escritor Drauzio Varella. As inscrições para participar da palestra podem ser feitas no site sesisc.org.br .

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a promoção da saúde dos trabalhadores e de suas famílias é fundamental para a competitividade da indústria e para o desenvolvimento da comunidade em geral. “Um Estado forte e promissor é composto por pessoas saudáveis e capacitadas, que desfrutam de bem-estar e de uma boa qualidade de vida. Por isso, a criação de espaços favoráveis ao desenvolvimento humano, com articulações públicas e privadas têm recebido cada vez mais a nossa atenção", afirma Côrte.

Para o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, a parceria institucional na Virada da Saúde é um investimento para a população. “Somos parceiros das indústrias para a criação de ambientes de trabalho favoráveis à saúde e bem-estar dos seus trabalhadores e queremos que cada trabalhador da indústria seja um agente promotor da saúde na sociedade. Ficamos honrados em poder juntar esforços com o poder público e o terceiro setor para compor essa grande mobilização”, diz Pereira.  

Na abertura do evento, o SESI oferecerá ações de saúde como orientação nutricional, oficina de prevenção contra o aedes aegypti, avaliação física e demonstração de gerenciamento do estresse. No Espaço Movimento SC pela Educação, a entidade mostrará o programa Eu Voluntário e fará distribuição de cartilhas que abordam o tema Educação e Saúde. Além disso, também serão expostos o espaço Mini Feira Orgânica, da Instituição Plante para mim, e o Espaço Ativa Floripa, que fornecerá orientações de como se adotar uma vida mais ativa.

Realizado há dois anos em São Paulo, o evento chega à capital catarinense através do Instituto Saúde e Sustentabilidade com o objetivo de aproximar os cidadãos ao tema saúde de forma gratuita e divertida. “Escolhemos Florianópolis para ser a primeira cidade a receber o evento depois de São Paulo porque naturalmente ela tem um enorme potencial de abraçar a promoção da saúde. Queremos mostrar aos seus moradores que ter uma vida saudável pode ser uma opção muito simples nos espaços públicos dos grandes centros urbanos”, explica Paola Liguori, coordenadora da Virada da Saúde. Em Florianópolis, a Secretaria Municipal da Saúde também é parceira do evento e realizará atividades nos Centros de Saúde da capital.

Programação

A Virada da Saúde ocorre simultaneamente nos Centros de Saúde (CS) e em espaços públicos e privados da cidade, como parques e instituições parceiras. As ações são divididas em quatro eixos principais: médico-assistencial (ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças), bem-estar (atividades físicas, de lazer, nutrição e qualidade de vida), educação (palestras, rodas de conversa e jogos) e cultural (exposições, teatro, filmes, documentários e música).

A programação do evento cresce diariamente e pode ser conferida http://viradadasaude.org.br/floripa. Veja abaixo as atividades confirmadas até o momento:

25 de abril

Palestra Drauzio Varella

A cerimônia de abertura da Virada da Saúde contará com palestra do médico e escritor Drauzio Varella. Além disso, serão realizadas avaliações físicas, gerenciamento de estresse, orientação nutricional, desafio de atividade física, entre outras atividades. Um mosquito gigante Aedes aegypti também fará uma divertida conscientização para a prevenção da transmissão da dengue, zika vírus e outras doenças. 9h na FIESC (Rod. Admar Gonzaga, 2475 - Itacorubi)

25, 26 e 27 de abril

Shantala para bebês

Durante uma hora, mamães e papais de bebês até nove meses vão aprender a fazer Shantala, uma técnica milenar indiana que fortalece o vínculo entre os pais e o bebê, melhora a ansiedade e digestão, reduz as cólicas, oportuniza um sono mais tranquilo, e tonifica a pele de bebê.

25/04 e 27/04 – 10 às 12h - CS Agronômica (R. Rui Barbosa, s/n – Agronômica

26/04 – 13 às 17h – CS Prainha (R. Silva Jardim, 621 – Centro)

30 de abril

Aulão de Yoga no Campeche

O centro de fitness The Wave vai realizar um aulão de yoga gratuito no Campeche. Leve sua canga, tapete ou toalha e aproveite.

8h30 – Praia Novo Campeche (ao lado posto principal de salva-vidas)

Corrida e caminhada Engie Tractebel Energia

Como forma de estimular a atividade física, a Engie Tractebel Energia vai reunir seus colaboradores para uma caminhada e corrida coletiva na Beira Mar Norte.

9h na Av. Beira Mar Norte

Exibição do filme Bike VS Carro

Apesar da dicotomia “bicicletas versus carros”, o documentário do sueco Fredrik Gertten não explora a guerra por espaço, mas como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo. Compõem o documentário as cidades de São Paulo (Brasil), com suas recentes transformações; de Los Angeles (EUA), com sua luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá) e o seu prefeito que está tirando algumas das ciclovias; e Copenhague (Dinamarca), referência internacional em mobilidade por bicicleta. Após a exibição do filme haverá roda de conversa com ciclistas convidados.

17h30 – O Sítio (Rua Francisca Luísa Vieira, 53 – Lagoa)

1º de maio

Parque de Coqueiros

O encerramento da Virada da Saúde acontece com várias atividades no Parque de Coqueiros. O SESI/SC realizará aula de alongamento, avaliação física, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional, massoterapia, desafio de atividade física, entre outras ações. O Instituto Saúde e Sustentabilidade disponibilizará tendas e um palco, onde serão oferecidas aulas de zumba e yoga, bate-papos e brincadeiras para crianças. O evento ainda contará com a participação do movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo mobilizar toda a sociedade a discutir a segurança viária.

Das 9 às 18 horas – Parque de Coqueiros

Acompanhe as novidades na página do Facebook (/viradadasaudefloripa) e participe da cobertura colaborativa compartilhando seu conteúdo com a hashtag vsfloripa.

Instituto Saúde e Sustentabilidade

Fundado em dezembro de 2008, o Instituto Saúde e Sustentabilidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de contribuir para a vivência saudável em grandes cidades. O trabalho da entidade é desenvolvido a partir de atividades de preservação e promoção da saúde humana e por meio da realização de projetos que envolvem órgãos do governo, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, comunidades, entre outros.

› FONTE: FIESC

Comentários