Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Saúde orienta diretores da rede municipal de ensino sobre gripe H1N1

Publicado em 18/04/2016 Editoria: Saúde Comente!


A capacitação ocorreu na manhã desta segunda-feira (18) na Prefeitura de São José

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reuniu-se com os diretores da rede municipal de ensino na manhã desta segunda-feira (18), na Prefeitura de São José. O objetivo do encontro foi repassar as orientações os sobre a gripe H1N1.

O encontro ocorreu em duas etapas, os 34 diretores dos Centros de Educação Infantil foram os primeiros a receberem as orientações e cuidados que devem ser repassados aos professores e às crianças. Em seguida, os 25 diretores dos Centros Educacionais Municipais também foram capacitados para replicar as informações para os alunos do ensino fundamental.

Durante a capacitação, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de São José, Cristiane Cidral, explicou aos participantes que a influenza ou gripe é uma infecção viral aguda no sistema respiratório e qualquer pessoa pode ser infectada mais de uma vez. "Existem três vírus de gripe: A, B e C. A gripe A é a responsável por epidemias como a que Santa Catarina está passando no momento e podem ser chamadas de H1N1 e H3N2", assinalou Cristiane.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, porém são necessários cuidados especiais com a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, calafrios, mal-estar, cansaço, tosse, dor muscular, de cabeça, de garganta, falta de ar e dificuldade para respirar. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Segundo a secretária municipal de Educação, Daniela da Silva Fraga, é muito importante a parceria com a Saúde do município para trazer orientações aos educadores. "Esse é o momento de sanar as dúvidas e repassar aos professores, alunos e familiares os cuidados que devem ser tomados para evitar que o vírus se propague na rede municipal de ensino", pontuou a secretária.

A enfermeira Cristiane Cidral destacou ainda que a transmissão ocorre por meio de secreções das vias aéreas e respiratória de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. "Quando um professor ou aluno apresentar alguns dos sintomas da gripe, ele não deve comparecer à unidade de ensino, mas deve procurar a unidade de saúde mais próxima para um diagnóstico e tratamento adequado", complementou.

Para o diretor geral de Saúde, Udo Hawerroth, todo o processo de prevenção da H1N1 é uma preocupação da Secretaria de Saúde e da administração do município. "O nosso objetivo é fazer esse trabalho na ponta, com os diretores e professores estão diretamente com as crianças, que fazem parte do grupo de risco. Juntos somos mais fortes, por isso temos que nos unir em prol da resolução desse problema", salientou Udo.

Conheça os principais cuidados que devem ser tomados:

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

- Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

- Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;

- Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

- Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

- Procurar a unidade de saúde mais próxima se apresentar os sintomas.

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários