Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Investimentos em Itajaí e Navegantes são tema de audiência do governador Colombo na Secretaria de Portos, em Brasília

Publicado em 30/03/2016 Editoria: Política Comente!


O governador Raimundo Colombo foi recebido na manhã desta quarta-feira, 29, em Brasília, pelo ministro dos Portos, Helder Barbalho, para tratar de investimentos em Santa Catarina, em especial nos portos de Itajaí e Navegantes

 O ministro assegurou o compromisso federal de investir R$ 68 milhões no desassoreamento do Rio Itajaí-Açu, beneficiando os dois portos da região. A obra já havia sido licitada em caráter emergencial, após período de chuvas que afetou o Vale do Itajaí, mas a Secretaria Nacional de Defesa Civil não reconheceu o pedido de emergência e o processo terá que ser refeito.

"Sem o reconhecimento da Defesa Civil, não foi possível tocar a obra. Mas a Secretaria da Pesca agora vai fazer a nova licitação e executar a obra diretamente. Perdemos prazo, e isso prejudicou as operações, mas o problema será resolvido. E o ministro prometeu agilidade, tudo já foi aprovado em reuniões interministeriais. A obra foi reconhecida como uma das prioridades", afirmou Colombo.

O governador ressaltou, também, a importância dos portos catarinenses no contexto de enfrentamento da crise econômica que afeta o cenário nacional. "Nossos portos estão contribuindo muito para o desenvolvimento de Santa Catarina. Apesar da crise, estamos aumentando nossas exportações pelos portos. Outros estados passaram a usar nossa estrutura portuária. A atividade está maior, ajudando a economia do estado. Os nossos portos são fundamentais e precisamos continuar investindo para manter a competitividade do setor", destacou.

Como exemplos de obras ele citou a parceria entre os governos do Estado e Federal para os trabalhos que vão abranger a dragagem de alargamento do canal de navegação e a implantação da nova bacia de evolução no complexo portuário de Itajaí, o que vai permitir acesso de navios com até 335 metros de comprimento (hoje o limite é de 306). "Trata-se de uma modernização fundamental para a região continuar competitiva e receber os navios maiores e mais modernos do mercado internacional", acrescentou Colombo.

O secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, e o secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, também acompanharam a reunião.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários