Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Em Brasília, governador encaminha certificação de filantropia do Hospital de Caridade de Florianópolis

Publicado em 15/03/2016 Editoria: Política Comente!


O governador Raimundo Colombo e o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 15, em Brasília, com o ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro

No encontro, solicitaram análise do pedido de renovação do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) da Irmandade Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis.

Conforme documentação entregue, hospital cumpre o mínimo de 60% de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), requisito essencial para o Cebas. “O Governo do Estado investiu, ano passado, R$ 3,5 milhões em novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a instituição. É uma entidade importantíssima que existe há 250 anos, e o hospital há 226 anos. Eles dependem desta certificação para ajudar a enfrentar as dificuldades financeiras, pagar fornecedores e médicos”, salientou Colombo.

Outro assunto abordado foi o pagamento pelo ministério do saldo de R$ 19 milhões, referente ao período de março a junho de 2015, do Mutirão de Cirurgias Eletivas realizado pelo Governo do Estado. “Não iremos parar com este programa porque ele é muito bom, mas está pesado o mantermos sozinhos. Sem a ajuda do ministério, estamos trabalhando no vermelho”, expressou o governador.

O objetivo do mutirão, que ocorre nas cidades catarinenses, é diminuir a fila de espera de pacientes por cirurgias de menor gravidade como caratata, varizes, hérnia e vesícula. Além desses, o Mutirão de Cirurgias Eletivas realiza procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia (amígdalas e adenoide), ortopedia (cirurgias de joelho, membros superiores e inferiores e retirada de materiais de síntese), ginecologia e urologia.

Por fim, os catarinenses pediram a publicação de portarias para habilitação de novos leitos nos hospitais do Estado. De acordo com o ministro, todos os pleitos serão apreciados com atenção e uma resposta será dada brevemente ao governador. No entanto, ele destacou as dificuldades financeiras enfrentadas pela pasta, que acumula déficit principalmente nos serviços de média e alta complexidades.

Acompanharam a audiência a secretária-adjunta de Articulação Nacional, Lourdes Martini, a assessora especial da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), Cleusa Fritzen, o assessor parlamentar do Ministério da Saúde, Marcelo Almeida, e o secretário substituto de Atenção à Saúde, Jones Alexandre Martins.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários