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Compra por impulso é realidade para metade dos brasileiros, aponta SPC Brasil

Publicado em 02/07/2015 Editoria: Geral Comente!


foto divulgação

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Um levantamento encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira &39;Meu Bolso Feliz&39; aponta que 53% dos consumidores das capitais compraram por impulso nos últimos três meses. O percentual é ainda maior entre as mulheres, já que seis em cada dez entrevistadas (57%) assumem a falta de planejamento em relação às suas últimas compras.

Os especialistas do SPC alertam que esse comportamento pode ser danoso. Na visão deles, as compras por impulso podem prejudicar o controle orçamentário e dificultar a formação de uma reserva financeira para lidar com imprevistos ou realizar sonhos.

Além disso, existe um risco elevado de endividamento financeiro, afirmam os especialistas. “Quando as dívidas vão se acumulando e comprometem o dinheiro destinado aos gastos imprescindíveis, como despesas da casa e contas de primeira necessidade, é hora de o consumidor procurar ajuda para regularizar os atrasos porque ele pode cair na inadimplência", explica o educador financeiro do portal &39;Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

Produtos tentadores

Dentre o leque de produtos que costumam ser mais tentadores, os entrevistados responderam as roupas ficam em primeiro lugar (24%), seguidas pelos calçados (12%), CDs e DVDs (7%), smartphones (7%) e livros (6%).

Fatores de motivação

Quando perguntados sobre as razões que os levam a comprar sem planejamento prévio, a promoção foi citada por 51% dos participantes da pesquisa, sobretudo entre a parcela feminina de entrevistados (61%) e indivíduos da classe C (55%). Também foram mencionados outros estímulos como a atratividade do preço (31%), as características do produto, como funcionalidade e beleza (6%) e a facilidade de pagamento (4%).

Supermercado e shopping lideram ranking

Os locais em que as compras impulsivas mais ocorrem são os supermercados (30%), os shopping centers (20%) e as lojas virtuais (17%). A gama de produtos ofertada nesses locais é citada pelos economistas como um dos fatores que contribuem para a compra por impulso. Outro estímulo mencionado é a facilidade ao crédito.

Baixe a pesquisa completa aqui

› FONTE: Portal Adjori e SPC Brasil

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