Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

MPSC quer proibir organizadas do Vasco e do Atlético-PR de ingressar em Joinville

Publicado em 16/12/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com ação civil pública para impedir que as torcidas organizadas Os Fanáticos, do Atlético Paranaense, e Força Jovem, do Vasco, ingressem em qualquer estádio ou ginásio de Joinville. O pedido foi apresentado à Justiça nesta segunda-feira (15/12).

A preocupação do MPSC é que as cenas de violência registradas no dia 8 de dezembro de 2013 se repitam no próximo ano, quando os dois times voltarão a Joinville para disputar partidas da Séria A do Campeonato Brasileiro. 

Em dezembro do ano passado, Joinville ganhou as manchetes internacionais com a briga entre as duas torcidas. Na época, o Atlético Paranaense havia sido punido com a perda de mando de campo de dois jogos e, por isso, locou a Arena Joinville para realizar a partida de futebol com o Vasco.

O Clube Atlético Paranaense foi notificado pela Polícia Militar de que haveria efetivo externo apenas para intervenção em caso de quebra da ordem e que o Clube deveria contratar seguranças particulares para atuar nas revistas e na proteção das torcidas. 

Além de não garantir segurança aos torcedores que estavam no estádio, o Atlético Paranaense ainda permitiu que as duas torcidas oponentes ficassem praticamente juntas.

Para o MPSC, a responsabilidade pelos fatos deve ser atribuída a todos os envolvidos na confusão – Clube Atlético Paranaense, Confederação Brasileira de Futebol, Associação Recreativa Torcida Organizada Os Fanáticos e o Grêmio Recreativo Torcida Organizada Força Jovem do Vasco.

Além do pedido, em caráter liminar, para impedir que as duas torcidas estejam presentes em Joinville no ano de 2015, o MPSC requer, na procedência final, que as organizadas sejam proibidas, definitivamente, de ingressar em qualquer praça desportiva do Município e que os réus sejam condenados a pagar uma indenização de R$10.000.000,00 (dez milhões de reais) por danos morais coletivos.

O valor da indenização será destinado ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) e deverá ser pago de forma solidária pelos réus Clube Atlético Paranaense, Confederação Brasileira de Futebol, Associação Recreativa Torcida Organizada Os Fanáticos e o Grêmio Recreativo Torcida Organizada Força Jovem do Vasco.

 

 

 

› FONTE: MPSC

Comentários