Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como melhorar a sua Psicofisiologia.

Publicado em 18/10/2020 Editoria: Saúde Comente!


Existem dois sistemas muito importantes na fisiologia humana: o sistema simpático e o sistema parassimpático. A meditação, ativa principalmente o sistema parassimpático. E como que isso ocorre?  A meditação ativa o córtex pré-frontal, que é uma estrutura do cérebro relacionada a atenção. Desta forma, quando por exemplo presto atenção, eu ativo o córtex pré-frontal e concomitantemente ocorre uma diminuição da ativação no sistema límbico que é uma parte do cérebro relacionada a preservação e ao medo.

A ativação do córtex pré-frontal, por sua vez está relacionada a ativação de um nervo chamado de “vago” que faz a inervação, por meio do sistema parassimpático, de importantes órgãos como o coração, pâncreas, pulmões etc. Assim, o sistema parassimpático quando ativado propiciar vários comportamentos no organismo que buscam o equilíbrio fisiológico.

Desta maneira, quando eu medito eu ativo o córtex pré-frontal que vai fazer com que nervo vago seja ativado fazendo com que o organismo tenha uma diminuição, por exemplo, da frequência respiratória. Normalmente então o indivíduo ao meditar tem uma diminuição da frequência respiratória tornando-a mais lenta e mais profunda. Uma outra coisa que ocorre também concomitantemente é uma redução do batimento cardíaco.

"Ah tá, mas então toda vez que eu medito quer dizer que daqui a pouco o coração vai parar?". Bem, nós temos na verdade dois sistemas que controlam a ativação do corpo humano: o sistema parassimpático, que já mencionamos e o sistema simpático. Desta maneira, vamos dizer que o sistema simpático seja o sistema que acelera o coração e o sistema parassimpático que desacelera o coração. Na verdade, esses dois sistemas, se equilibram mutualmente.

O problema é que na nossa sociedade contemporânea nós temos uma hiperativação do sistema simpático, fazendo com que tenhamos uma predominância de ativação de comportamentos relacionados a sobrevivência como: preocupação, estresse e ansiedade. Então quando eu medito, eu aumento a ativação do sistema parassimpático que diminui a ativação simpática excessiva trazendo equilíbrio ao organismo.

Ou seja, gradativamente o corpo vai se adequando pela prática da meditação, a um novo padrão psicofisiológico mais equilibrado em que ocorre uma diminuição dos hormônios do estresse que são a adrenalina e cortisol. E por meio deste equilíbrio é possível que outro hormônio possa ser secretado como a ocitocina que é um hormônio relacionado ao prazer e ao bem estar.

 

Pedro Sbissa

Psicólogo

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários