Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

“Mangia che te fa bene" – Il Risotto

Publicado em 20/09/2020 Editoria: Gastronomia Comente!


Foto:  Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

Foto: Ed Andrade (Linda Laranja Fotografia)

“Mangia che te fa bene" – Il Risotto

 

Risotto ou “pequeno arroz” é um prato tipicamente italiano e que agrada quase todos os paladares.

Um prato versátil e que nos permite brincar com a imaginação na hora de finalizar, combinando sabores e texturas. Ele serve como acompanhamento e como prato principal. Tem quem goste mais “al dente” e os que preferem ele bem cozido. Sua origem é do norte da Itália, precisamente na Lombardia, onde o mais famoso de todos é conhecido como “Risotto Alla Milanese”.

Ele nasceu pelas mãos do mestre Valério de Fiandra, o homem responsável pelos vitrais de do Duomo de Milano. Reza a lenda que Fiandra tinha a intenção de prejudicar a festa do noivado de sua filha e propositalmente deixou cair uma boa dose de “zaferano” (açafrão) na preparação. O fato é que a novidade agradou aos convidados e então nasceu o mais famoso risoto.

No Brasil, têm-se registro que datam o século XIX, trazido por imigrantes italianos.
Com o passar dos anos, o prato foi recebendo diversas versões com frutos do mar, queijos, carnes e até mesmo frutas, em uma versão mais adocicada.
O fato é que a base do risoto é simples e se você seguir o passo a passo direitinho, vai conseguir preparar qualquer sabor e surpreender seus convidados.

Para hoje preparei uma receita de risoto de funghi.

- Ingredientes -

200 Grs Arroz Arbóbero
60 Ml de Vinho Branco Seco
60 Ml COnhaque
80 Grs de Funghi Secchi
1,5 Lts Fundo de Legumes ( caldo de cogumelos )
50 Grs de Cebola
01 Dente de Alho
02 Colheres de manteiga sem sal
50 Grs de Parmesão Ralado
Sal/Pimenta/ Raspas de limão/ Talo de coentro/ gengibre ralado/ Azeite de Oliva
 


Lave bem o funghi secchi em água corrente, até que retire toda a “areinha”.

Depois, em um bowl coloque o funghi com água quente e o conhaque, deixe hidratar por alguns minutos.

Escorra todo o líquido, reserve o funghi e guarde o caldo. Descasque o alho e a cebola, corte em brunoise (pedaços bem pequenos). Corte a casca do limão, o talo de coentro e gengibre (equivalente a 1 colher de chá rasa cada).

Em uma panela refogue a cebola com o alho no azeite de oliva, acrescente a mistura de limão, talo de coentro e gengibre. Acrescente o arroz e mexa por aproximadamente 1 min em fogo alto. Acrescente o vinho branco e mexa até que o álcool evapore. À essa preparação, acrescente a do caldo foi utilizado para hidratar o funghi.

Acrescente 1/3 do fundo de legumes no arroz e mexa por aprox. 2 min em fogo baixo. De tempos em tempos vá mexendo e acrescentando o caldo até que o arroz fique “Al dente”.

Não deixe o caldo evaporar por completo. À parte, tempere o funghi com sal e pimenta, saltei na frigideira com azeite de oliva e reserve. Quando o arroz já estiver “al dente”, acrescente o funghi e o parmesão ralado. Acerte sal e pimenta e por fim, adicione a manteiga. Sirva imediatamente.
 

Com a base desse dessa receita, você pode preparar risotos dos mais variados sabores.


Espero que gostem e deixem sugestões de receitas.

 

Mari Barreto

Chef de Cozinha e Confeiteira

@bonbini.doces

@casa.defilo

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários