Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura lança projeto de segurança para Florianópolis

Publicado em 01/08/2017 Editoria: Segurança Comente!


O Floripa Segura engloba diversas ações que pretendem prevenir a violência e a melhoria da segurança em todas as regiões do município. O evento de lançamento ocorreu na tarde de ontem, segunda-feira (31),  no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A iniciativa envolve o fortalecimento da polícia comunitária e cidadã; a atuação dos guardas municipais do administrativo para o operacional e o convênio de videomonitoramento com a Secretaria Estadual de Segurança, que vai permitir a manutenção de 308 câmeras que serão espelhadas na Central de Controle de Operações. O objetivo é facilitar a verificação de infrações na cidade e auxiliar no planejamento de ações preventivas.

O prefeito Gean Loureiro ressaltou a necessidade de atuar em conjunto com a comunidade. “A demanda por mais segurança vem de toda sociedade, por isso nosso objetivo é estar em todas as regiões da cidade e fazer com que as pessoas se sintam seguras e abraçadas pelo poder público”, acrescenta.

Segundo a secretária municipal de Segurança Pública, Maryanne Mattos, projetos como a Ronda Escolar nas escolas e creches municipais, Rota Segura no centro histórico e Ronda Bike no trajeto entre continente e centro, por exemplo, previnem ocorrências, garantem maior segurança e aproximam os guardas municipais das pessoas.

“Ao intensificar a presença dos agentes em espaços públicos e bairros, cria-se uma integração entre as forças de segurança pública e a comunidade, fortalecendo o vínculo entre as duas partes”, completa.

Conselho Municipal de Segurança

Na ocasião também ocorreu a posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança, visando elaborar o Plano Municipal de Segurança, e será prorrogado por mais dois anos o prazo do concurso realizado em 2015 para nomeação de novos agentes municipais.

Programa Floripa Segura

Videomonitoramento

Convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública
Permite a manutenção de mais de 300 câmeras espalhadas por toda a cidade
Espelhamento das imagens para a Central de Controle de Operações da PMF
Fortalecimento entre as instituições de Segurança Pública
GMF Comunitário
Fortalecimento da cultura do policiamento comunitário e cidadão
Guarda Municipal mais próxima das pessoas
Prevenção de ocorrências e garantia de mais segurança
 

Projetos

Ronda Escolar – foi criado um grupo de whatsapp com todos os diretores das escolas da rede publica municipal, onde eles tem contato direto com a guarnição que está em serviço, o que se consegue otimizar o atendimento.
Ronda Bike - já estão trabalhando na Beira Mar Continental, na Beira Mar Norte, e agora com ronda policiamento na travessia da ponte, para os horários em que as pessoas atravessam com mais frequência para trabalhar ou praticar exercícios.
Ronda a pé em comércio e praças - GMF nos bairros – será feito um reforço na segurança com rondas a pé nas maiores praças e avenidas de todos os bairros, intensificando a presença nos horários específicos, em forma de rodízio.
Rota Segura - Corredor seguro posicionando as viaturas em locais estratégicos para que as pessoas tenham a segurança em circular pelo Centro da cidade no período da noite.
Operação Volta pra Casa - Operação realizadas no final da tarde e serve para melhorar a mobilidade urbana e também a segurança onde se encontram as operações.
Blitz de trânsito – Intensificou-se em várias regiões estratégicas da cidade e tem como objetivo trazer segurança para a população tirando de circulação os veículos irregulares, veículos com multas por velocidade, captura de pessoas com mandado de prisão em aberto e etc.
Mais guardas nas ruas – Agentes que atuam no setor administrativo irão dedicar parte da carga horária para trabalhar no operacional. Prorrogação por mais dois anos do prazo do concurso realizado em 2015 para nomeação de novos guardas municipais.

Investimentos em prevenção

Assistência Social: 35 entidades - mais de R$ 5 milhões
Esporte: 53 projetos – cerca de R$ 2 milhões

Fundo de Trânsito

Art. 320 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9503/97
“A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.”

Fundo de Trânsito – GMF

Melhora da frota de veículos e reaparelhamento da GMF
Retomada dos contratos de manutenção dos veículos
Educação para o trânsito
Implantação do projeto da Blitz da Lei Seca
Investimento em materiais para sinalização e fiscalização de trânsito
Fortalecimento das operações de fiscalização de trânsito

Fundo de Trânsito – PMSC

Manutenção de viaturas
Aquisição de equipamentos para fiscalização de trânsito
Aquisição de motocicletas e equipamentos para motociclistas
Aquisição de materiais e equipamentos para educação para o trânsito
Aquisição de tablets e smartphones para agilizar os atendimentos em acidentes

Funrebom

Contratação de empresa para finalizar obras do quartel do Sul da Ilha
Aquisição de equipamentos de comunicação para as praias durante o verão
Melhoria dos postos salva-vidas nas praias
Aquisição de um novo caminhão para o Sul da Ilha
Investimento em materiais de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio, busca e salvamento
Implantação do projeto Bombeiro Mirim na rede municipal
Realização do projeto Golfinho, nas praias, durante a Operação Veraneio.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários