Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trânsito no bairro Campinas, São José terá alterações a partir de 23 de janeiro

Publicado em 15/01/2016 Editoria: Trânsito Comente!


Mapa mostra as alterações que entram em vigor a partir do dia 23 de janeiro

Mapa mostra as alterações que entram em vigor a partir do dia 23 de janeiro

A equipe técnica da Prefeitura já está trabalhando nas alterações da sinalização horizontal e vertical

Para reduzir o número de conflitos em cruzamentos e proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres, o trânsito de Campinas terá alterações a partir do dia 23 de janeiro. No total, 10 vias do bairro terão mudanças de sentido. As avenidas Governador Jorge Lacerda, Elizeu Di Bernardi, Marechal Castelo Branco, Irineu Bornhausen e as ruas 15 de novembro, Coronel Eleseu Guilherme, Dezenove de Março, Castro Alves, Vanderlei Júnior e Frei Hilário passarão a ter sentido único.

Com estas alterações, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito finaliza o projeto para melhorar a mobilidade urbana da região. Desde 2013, mudanças estão sendo feitas com a implantação de sentido único em vias, reduzindo o número de pontos problemáticos em cruzamentos e trazendo maior segurança aos pedestres e ciclistas.

O engenheiro do Departamento de Trânsito de São José, Gilberto Bianchini de Souza, afirma que a equipe técnica já está trabalhando nas alterações de sinalização horizontal e vertical para que no dia 23 de janeiro o trânsito opere com o novo sentido. "Em seguida, iremos refazer as pinturas de algumas faixas de pedestre que estão desgastadas e das linhas de retenções", cita o engenheiro.

"Essas alterações vão trazer mais coerência para o tráfego dentro do bairro Campinas. O sentido único em uma via traz diversos benefícios para o trânsito, entre eles estão a não necessidade de fazer conversão à esquerda, evitando acidentes e filas; o aumento da capacidade da via, novas vagas de estacionamento e a redução significativa de conflitos em cruzamentos", complementa Gilberto Bianchini.

De acordo com o Manual de Sinalização Semafórica, as vias que operam em sentido duplo em um cruzamento apresentam 29 pontos problemáticos, mas esse número é reduzido para 11 quando uma das vias tem sentido único. Já onde as duas vias têm sentido único, o número de pontos problemáticos cai para seis.

Outra alteração prevista é a remoção de um dos semáforos próximo ao Supermercado Giassi. A retirada do equipamento entre a Rua Irmãos Vieira e a Avenida Irineu Bornhausen proporcionará mais dinâmica para o cruzamento, pois diminuirá o tempo de espera e evitará formação de filas.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários