Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ônibus circulam com frota mínima nesta quinta-feira em Blumenau

Publicado em 24/12/2015 Editoria: Trânsito Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

Motoristas e cobradores estão em greve desde a última sexta-feira (18). Prefeitura decretou situação de emergência devido à paralisação.

Os ônibus das empresas Rodovel e Glória, de Blumenau, começaram a circular com uma frota mínima no início da manhã desta quinta-feira (24). A orientação do sindicato é para que as pessoas liguem para os terminais para saber quais são as linhas que estão circulando, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina (veja o vídeo acima).

A greve no transporte público começou na última sexta-feira (18) na cidade do Vale do Itajaí. Conforme o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias no Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol), Ari Germer, os veículos da Verde Vale ainda não circulam com frota mínima na manhã desta quinta.

Na quarta-feira (23), a Prefeitura de Blumenau decretou situação de emergência devido à paralisação. Segundo a prefeitura, a medida é para garantir a contratação temporária de serviços de transporte na cidade.

Discussão no MPT

Como não houve avanço nas negociações entre empresas e sindicato, a discussão foi parar no Ministério Público do Trabalho (MPT). Na audiência de conciliação, o MPT sugeriu que uma conta bancária seja aberta para que todo o dinheiro que entrar a partir de agora seja depositado nessa conta para garantir o pagamento do 13º os próximos salários dos trabalhadores.

Na assembleia dos trabalhadores realizada na quarta-feira eles aceitaram a proposta. Mas a greve deve continuar até que a conta bancária seja criada.

"Se não sair o vale alimentação nós já vamos parar na segunda-feira de novo, dia quatro. E se não sair o salário de dezembro nós vamos parar também dia oito. Então não adianta voltarmos ao trabalho e não ter essa garantia", diz Ari Germer.

Também nesta quarta-feira (23) a procuradora do trabalho de Blumenau deu entrada a uma ação cautelar pedindo o bloqueio do faturamento das empresas do consórcio da cidade e também dos valores dos sócios da empresa para garantir os salários dos trabalhadores

Transporte alternativo

Desde quarta, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) começou a credenciar interessados em fazer o transporte coletivo temporário na cidade. A medida terá vigência apenas durante o período de paralisação, segundo a prefeitura.

Serão admitidos na prestação do serviço, ônibus, micro-ônibus e vans com capacidade superior a dezesseis passageiros, incluindo motorista.

Proposta

Segundo afirmou à RBS TV o Sindetranscol,  a Verde Vale apresentou uma proposta de parcelamento em quatro vezes, com o primeiro pagamento em 28 de fevereiro. A empresa Glória, por sua vez, propôs a divisão do 13º salário em três partes, com o primeiro pagamento em fim de janeiro..

Notificações

Por meio do Procon, a prefeitura notificou o consórcio Siga, formado pelas três empresas, nesta segunda-feira (21), que administra o transporte coletivo da cidade, para que mantenha 30% do transporte coletivo em horários normais e 70% nos de pico.

O município acionou ainda o Ministério Público do Trabalho para que realize as ações judiciais cabíveis para a manutenção do sistema de ônibus.

› FONTE: G1

Comentários