Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Feita com tecnologia 3D, nova face da Santa Paulina é apresentada em Nova Trento

Publicado em 21/12/2015 Editoria: Curiosidades Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

"Resultado chega a 90% da volumetria do rosto da pessoa", diz designer.

A nova escultura de Santa Paulina, resultado de tecnologia 3D e um trabalho minucioso, foi apresentada para devotos neste domingo (20) no santuário em Nova Trento, na Grande Florianópolis. A imagem foi divulgada com exclusividade pelo RBS Notícias (veja vídeo acima) na noite de sábado (19).

A reconstrução facial teve como base o crânio dela. Depois de digitalizado, o designer gráfico Cícero Moraes, que já tinha feito o rosto de Maria Madalena e Santo Antônio de Pádua, usou a tecnologia 3D para esculpir a bochecha, nariz e dar um novo sorriso para a primeira santa considerada brasileira, apesar ter nascido na Itália.

"O processo de reconstrução é praticamente uma escultura digital, onde nós cruzamos dados estatísticos com anatômicos. [O resultado chega] entre 85 e 90% da volumetria do rosto da pessoa em vida", diz Moraes.

A finalização da obra foi da artista plástica Mari Bueno, com a técnica óleo sobre tela, que deu cor à nova face da santa. "Eu recebi a impressão 3D toda branca. Aí eu vim trabalhando em cima de um estudo de toda a história de Santa Paulina e uma foto também".

Para a pintura, a artista ouviu também depoimentos de algumas das Irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada pela santa.

Obra realista

O trabalho é considerado o mais realista já feito da religiosa. "A primeira impressão das irmãs que conheceram Santa Paulina foi de alegria. ‘É ela mesma’", afirma Terezinha Negri, irmã e historiadora.

Além da escultura, que vai permanecer no santuário, outras duas vão ficar expostas em lugares que fizeram parte da história da santa: um memorial em São Paulo e outra em Vígolo Vattaro, na Itália, onde Santa Paulina nasceu.

› FONTE: G1 SC

Comentários