A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Departamento de Defesa do Consumidor – Procon/SC, está disponibilizando para os catarinenses desde sexta-feira (12), um novo espaço físico com a presença de um orientador para o uso do portal consumidor.gov.br, onde podem ser efetuadas reclamações virtuais de algum produto ou serviço.
O consumidor interessado em utilizar a sala com orientador disponibilizada pelo Procon Estadual deverá se dirigir até a sede do órgão na rua Victor Meirelles, 53, Centro (ao lado da Agência dos Correios), em Florianópolis, no horário das 13h às 18h, indica a diretora do Procon/SC, Elizabete Fernandes.
A ferramenta foi lançada em Santa Catarina em agosto do ano passado e é um serviço para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet.
O sistema permite que usuários entrem em contato com empresas cadastradas (como bancos, empresas de telefonia e companhias áreas), que têm até dez dias para se manifestar. “É uma grande plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelo Estado, por meio dos Procons estaduais e municipais integrados e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Mas ele não substitui o serviço prestado pelos serviços de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais”, finaliza a diretora do Procon/SC, Elizabete Fernandes.
› FONTE: Governo do Estado de SC