A 27ª Festa Nacional do Pinhão começa nesta sexta-feira, 29, e segue até o dia 7 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, na serra catarinense. Atrações musicais, gastronomia e a cultura são alguns dos atrativos da festa, que deve receber 200 mil pessoas.
A Festa do Pinhão conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, para a realização das atividades do Recanto do Pinhão, na Praça João Costa, Centro de Lages. No local são realizadas várias apresentações artísticas, além de comércio de bebidas e comidas típicas, como paçoca de pinhão e ponche.
De acordo com a Comissão Organizadora, a Festa do Pinhão gera em torno de 1,5 mil empregos diretos, além dos indiretos e aquece a economia da região. A exemplo das edições anteriores, o comércio e o setor de serviços são beneficiados pelo aumento de consumo. A rede hoteleira, por exemplo, atinge 90% de ocupação nos dias da festa. Em relação a 2014, calcula-se que o movimentado financeiro foi de R$ 16 milhões.
Além da programação oficial, atividades paralelas são promovidas durante os dias da Festa, como cavalgadas, trilhas de jeep e festival de música eletrônica.
› FONTE: Governo do Estado de SC