Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Serviço da Univali atende pacientes com Autismo em 11 municípios

Publicado em 01/04/2015 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Amanhã, dia 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) desde 2008. Você sabia que a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) possui um Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) que atende pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e famílias de toda a região do Litoral Centro-Norte?

 

Atualmente, a Univali recebe aproximadamente 120 pacientes, que frequentam o centro de reabilitação encaminhados pelas Unidades de Saúde Básica de 11 municípios: Penha, Piçarras, Luís Alves, Ilhota, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

 

O serviço, que completa um ano de existência em abril, já realizou atendimento e deu alta a 85 pacientes. Assim que chegam ao centro especializado, as pessoas, em sua maioria crianças, são acolhidas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por médico neuropediatra, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiros, assistente social, fisioterapeutas, psicopedagoga e técnicos em enfermagem.

 

O atendimento vai desde o diagnóstico e tratamento de saúde, até a inserção social do paciente nos diversos segmentos da sociedade, como nas escolas, por exemplo, e nas redes de apoio, como associações e organizações não governamentais que visam à autonomia e exercício da cidadania das pessoas com autismo.

 

O foco do CER II é prestar um atendimento diferente do convencional, que entenda crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias de maneira integral. “A realidade em que essas pessoas estão inseridas é muito mais complexa, por isso, deve haver um trabalho contínuo e diário”, completa Cristina Pozzi, neuropediatra do CER II.

 

O Centro Especializado em Reabilitação - Física e Intelectual (CER II) da Univali é habilitado pelo Ministério da Saúde e integra iniciativas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite.

 

O que é o Transtorno do Espectro do Autismo?

O transtorno do espectro do autismo, que pode se apresentar desde traços leves até mais graves, é uma forma particular da pessoa de construir a sua realidade e de se relacionar com o mundo a sua volta.

 

Como identificar?

Os principais sintomas que caracterizam são: isolamento do ambiente externo, dificuldades no domínio da linguagem para comunicar-se, inabilidade para interagir socialmente e padrões de comportamento restritivo ou repetitivo. O diagnóstico é essencialmente clínico.

› FONTE: Univali

Comentários