Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Movimento separatista quer fazer consulta popular para independência do Sul

Publicado em 13/03/2015 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Movimento “O Sul é Meu País” anunciou nesta semana que fará uma consulta pública para medir o apoio dos moradores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul à proposta de separação do restante do Brasil.

Um dos motivos para a separação seriam a não devolução da arrecadação proveniente de impostos pagos por habitantes do Sul, por parte da União, em benefício do povo e o resultado das eleições presidenciais, contrário ao desejo da maioria da população da região. 

De acordo com Celso Deucher, presidente da regional de Brusque, o movimento têm metas de curto e longo prazo. Em primeiro lugar, o movimento pretende expandir a divulgação para outros municípios sulistas. A grande meta é buscar ações que possibilitem a realização de um plebiscito. “Este ano vamos começar a coleta de assinaturas”, conta.

Pesquisa

Em dezembro de 2014, uma pesquisa encomendada pelo Grupo de Estudos Sul Livre (Gesul) apontou que 73,32% da população das unidades federativas sulistas apoiam a ideia de separação, contra apenas 17,44% que não são favoráveis. O levantamento ouviu mais de 19 mil pessoas, em 48 municípios. 

Com o resultado do plebiscito os separatistas pretendem procurar a UNPO (Unrepresented Nations and Peoples Organization) _ Organização das nações e povos não representados, em tradução livre. O que, segundo Deucher, seria o primeiro passo para o “reconhecimento” de uma “nação sulista”.

Sobre o “plebiscito”

O termo plebiscito, não pode ser usado, uma vez que não se trata de uma consulta oficial. Tal consulta não tem validade legal, mas serviria como instrumento de pressão para que fosse fomentada a discussão por parte do estado brasileiro.

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários