Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Atletas do "voleivó" vão ter formatura na próxima sexta-feira (12)

Publicado em 08/12/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 Fundação Municipal de Esportes (FME) vai realizar na próxima sexta-feira (12) a formatura da primeira turma do "Projeto Voleivó – o voleibol dos avós", programa de incentivo à prática desta modalidade esportiva pela terceira idade. O evento acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes Carlos Alberto Campos, à rua Vereador Gercino Silva, s/nº, às 9 horas.

O coordenador do Projeto Voleivó, Eduardo Colombi, professor de Educação Física com especialização em Gerontologia, diz que a ideia da formatura surgiu como forma de valorização humana, além de tornar público que o projeto-piloto teve êxito.

"Isto serve de exemplo para mostrar para a &39;gurizada&39; que devem praticar esportes. Deu mais do que certo. O ser humano está ativo e merece valor até o último dia de vida", comemora Colombi, que se diz orgulhoso de ver o pai, Dionísio Luiz Colombi, de 89 anos, na turma de alunos. O advogado trabalhista aposentado havia ficado 86 dias internado no Hospital de Caridade, no ano passado, com pneumonia dupla.

Ao todo, 25 atletas, sendo 18 mulheres e sete homens, participaram desde agosto das aulas gratuitas de voleibol adaptado a pessoas com mais de 60 anos, associadas a exercícios para melhora do condicionamento físico. Apesar da formatura, eles vão poder continuar integrando o projeto após o Carnaval, quando serão abertas novas inscrições.

Além disso, o coordenador já pensa em realizar um torneio interestadual de "Voleivó", no ano que vem, em comemoração ao aniversário da cidade.

 O projeto

Apesar do nome Voleivó, os interessados em participar do projeto não precisam ser avós nem tampouco da comunidade próxima do ginásio.

 "A FME, através deste projeto, vem buscar atender à grande demanda de pessoas da terceira idade que procuram espaço para a prática de exercícios e um lazer de qualidade, unindo o útil ao agradável", destaca o superintendente Hudson Pires. Além disso, ele chama a atenção para o fato de que o Voleivó trará benefícios para a saúde.

O Professor Chiquinho, como é conhecido, ainda ressalta a importância de homens e mulheres na terceira idade terem oportunidade de integração social. "No processo de envelhecimento, é um aspecto fundamental, pois é comum encontrar idosos que já não possuem familiares próximos e buscam nas amizades preencher a falta que essas perdas causam no relacionamento humano, aumentando, assim, a autoestima."

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários