Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Xadrez: número 1 do Brasil é de Florianópolis

Publicado em 20/10/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto:  Fernanda começou a jogar xadrez há apenas um ano e três meses

foto: Fernanda começou a jogar xadrez há apenas um ano e três meses

Atleta faz parte da seleção do Clube de Xadrez e tem apoio da FME.

A enxadrista número 1 do Brasil na categoria até 12 anos, segundo o ranking internacional da World Chess Federation (Federação Mundial de Xadrez), é de Florianópolis. Fernanda Santoro Boscardin Balbys, estudante do Instituto Estadual de Educação, é a número 75 do mundo.

Descoberta há um ano, treina no Clube de Xadrez de Florianópolis, com apoio da Fundação Municipal de Esportes.

"Ela absorve bastante os ensinamentos, é assídua, tem o apoio familiar, que é muito importante, tem o talento particular e é muito concentrada", descreve o historiador Marcelo Pomar, para explicar a escalada rápida da carreira da menina.

Ele é técnico do Clube de Xadrez há dez anos e se ocupa pessoalmente do treinamento de Fernanda. Para ela – uma garota miúda, tímida, que praticamente sussurra ao falar e que profissionalmente quer ser &39;desenhista de mangá&39; (formato japonês de história em quadrinhos) – "os professores é que são bons".   

Fernanda foi descoberta no curso de xadrez do Instituto de Educação por outro técnico do clube, Kaiser Mafra, e convidada a aprender e a treinar na própria agremiação, junto às &39;seleções&39; que são formadas a partir do circuito escolar.

Em 2014, o circuito teve a participação de 380 atletas até 19 anos; destes, 18 fazem parte da seleção especial do Clube de Xadrez de Florianópolis, que vão representar o município nas competições estaduais – por isso, o convênio com a Fundação Municipal de Esportes.

"São atletas da casa", assegura Pomar, explicando que alguns municípios contratam enxadristas para representá-los. Em 2014, esses &39;atletas da casa&39; conseguiram o terceiro lugar nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina e também o terceiro lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O Clube vem formando essas seleções há 21 anos, segundo Marcelo Pomar, e este ano, na categoria até 19 anos, a equipe perdeu apenas uma das sete partidas disputadas.

Vão participar agora, em novembro, dos Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), mas o técnico ainda não decidiu se Fernanda vai &39;entrar em campo&39;: como só há limite mínimo de idade – e "o céu é o limite" para o limite máximo, como diz Pomar – é muito provável que a garota tenha de enfrentar enxadristas mais velhas e com muito mais cancha que ela, o que seria contraproducente para sua carreira.

De qualquer forma, Fernanda está inscrita e talvez vá apenas para, como o fez nos Joguinhos, &39;conhecer&39; o ambiente da disputa.

Marcelo Pomar diz que Santa Catarina tem a segunda melhor estrutura de xadrez do país, perdendo apenas para São Paulo,  e o clube de Florianópolis é um bom exemplo dessa estrutura. "Temos uma das melhores bibliotecas do Estado" sobre o esporte, garante Pomar.

Os atletas treinam no próprio clube – que foi fundado em 1963 e tem sede própria no centro da Capital (rua Anita Garibaldi) há 30 anos – ou pela internet, principalmente no site gratuito FICS (Free Internet Chess Server). "A internet é uma ferramenta de que a gente se apropriou há muitos anos", informa o técnico. "No caso do FICS, as partidas ficam registradas e a gente pode estudar e comentar erros e acertos com os jogadores."

O Clube de Xadrez de Florianópolis está agora procurando patrocínio para bancar uma equipe no Mundial de Xadrez Escolar, que vai acontecer em Juiz de Fora (MG), em dezembro.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários