Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Segurança Pública promove curso de atualização para peritos e papiloscopistas de todo o país

Publicado em 06/08/2014 Editoria: Geral Comente!


Pensando na atualização dos profissionais da perícia de todo o país, a Senasp - Secretaria Nacional de Segurança Pública, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, promove desta segunda-feira, 4, até a próxima sexta, 8, o curso de Perícia Papiloscópica em Local de Crime e em Laboratório. Ao todo, 30 alunos de 26 estados da federação participam das aulas, que acontecem nas dependências da Acadepol- Academia de Polícia Civil, em Canasvieiras.

Papiloscopia é a área da perícia responsável pela identificação de pessoas por meio da coleta e análise das impressões digitais. Esta identificação pode ser civil, no caso de realização de documentos de identidade, ou criminal, quando utilizada em locais de crime para localizar possíveis suspeitos.

De acordo com o diretor da Academia de Perícias do IGP - Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, perito Miguel Colzani, o enfoque principal do curso é a atualização dos profissionais. “Novas técnicas de coleta de digitais com uso de novas tecnologias e reagentes para revelação das impressões estão sendo repassadas aos alunos,” explica. Durante as aulas práticas estão sendo simuladas várias cenas de crimes, em que os alunos precisam identificar os suspeitos através da coleta e revelação de impressões digitais.

Para o diretor do IGP, perito Rodrigo Tasso, a atualização dos profissionais é de extrema importância para a produção dos laudos, que configuram como provas nos casos criminais. “Os criminosos tendem a ficar cada vez mais meticulosos, por isso, é de extrema importância que os profissionais que atuam no meio pericial estejam sempre atualizados e munidos das mais modernas técnicas para identificação dos suspeitos”.

Santa Catarina foi o estado escolhido pela Senasp para sediar o curso pela estrutura oferecida na área da Segurança Pública e pela precisão pericial sempre defendida pelo IGP catarinense.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários