Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fotógrafo dá 10 dicas para tirar boas fotos com o celular

Publicado em 04/08/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 Celulares com câmera já deixaram de ser um artigo de luxo e hoje estão nas mãos da maioria das pessoas, tornando o ato de fotografar cada vez mais rápido e prático; basta pegar o celular e registrar qualquer momento ao seu redor.

Será que a rapidez para capturar o acontecimento pode atrapalhar na qualidade da foto? Com algum conhecimento sobre as funções da câmera do celular e noções de fotografia, o resultado pode ser quase profissional. O fotógrafo Kako Waldrich dá 10 dicas para quem quer tirar boas fotos utilizando apenas a câmera do seu telefone celular.

1) Tire muitas fotos

Como o celular está sempre com você, não deixe de capturar esses momentos espontâneos. Tire muitas fotos para aumentar as chances de captar o momento certo.

 

2) Chegue perto

Muitos celulares com câmera não têm lentes de aumento, por isso, certifique-se de que você chegou perto do tema para capturá-lo. Preencha o visor do celular com o tema para criar fotos com impacto maior. Com a foto centralizada no tema, é possível revelar até mesmo os pequenos detalhes, como um nariz enrugado ou o desenho da sobrancelha. Não chegue perto demais do tema, pois suas fotos podem não ficar nítidas ou podem ficar desfocadas. Regra geral: fique um ou dois passos de distância do tema.

 

3) Fotografe no nível dos olhos

O contato direto com os olhos pode ser tão encantador em uma foto como na vida real. Quando você for tirar uma foto de uma pessoa, segure a câmera no nível dos olhos para liberar a força dos olhares atraentes e enfatizar os sorrisos. Para fotografar crianças e animais de estimação, deixe a câmera no nível dos olhos deles. O tema não precisa olhar para a câmera, o ângulo do nível dos olhos criará um toque pessoal e convidativo que te colocará na foto.

 

4) Preste atenção na luz

A menos que a câmera do seu celular tenha um flash embutido, luz baixa é sinônimo de foto ruim. Tente tirar fotos sob luz intensa; sem luz adequada, as fotos ficam muito escuras e granuladas. Sob a luz do sol, encontre uma posição em que o sol ilumine o tema, já em ambientes fechados, acenda luzes para iluminar o tema.

 

5) Fique em um ambiente com fundo simples

Um fundo simples mostra com clareza o tema da foto. Quando estiver pronto para tirar a foto, estude o ambiente em que está o seu tema. Certifique-se de que não há uma árvore saindo de trás da cabeça da pessoa e nem um carro pendurado na orelha.

 

6) Tente ângulos diferentes

Capturar em ângulos diferentes adicionará detalhes variados e interessantes em suas fotos. Tire várias fotos, deixe as que você gosta e apague as outras.

 

7) Defina a resolução como alta

Muitos celulares com câmera têm a opção de resolução baixa, média e alta (qualidade da foto). Configurar a câmera do celular em níveis altos de resolução proporciona a melhor qualidade de foto, essa diferença pode não ser notada no visor do celular, mas será percebida no computador.

 

8) Mantenha o tema parado

Não balance as mãos para não desfocar a foto, e depois de tirá-la, mantenha suas mãos paradas por um ou dois segundos, pois a foto ainda estará sendo processada. Quando você ouvir um clique, não significa que a foto já foi capturada, isso indica que você pressionou o obturador.

 

9) Seja educado e correto

Uma dica de etiqueta com relação ao celular é ser cuidadoso com a câmera. Algumas orientações interessantes:

- Peça permissão antes de tirar qualquer foto de uma pessoa.

- Não use a câmera do celular em ambientes como academias ou teatros.

- Lugares como aviões, tribunais e bases militares não permitem câmeras ou celulares.

- Obedeça as regras específicas de cada lugar ou estabelecimento.

 

10) Saiba utilizar aplicativos que não deformem a sua fotografia

As aberrações começam quando não sabemos usar eles próprios. Peça dicas, ou consulte um fotógrafo profissional.

 

 

 

› FONTE: Oficina das Palavras

Comentários