Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como tornar o ambiente de trabalho mais prazeroso?

Publicado em 03/09/2013 Editoria: Geral Comente!


Adriana Ghani. Foto: Divulgação

Adriana Ghani. Foto: Divulgação

Pessoas felizes trabalham melhor. Conscientes disso, algumas empresas vêm apostando em ações diferenciadas para criar um clima organizacional positivo. Investindo em qualidade de vida e bem estar, integração entre funcionários e um ambiente descontraído, elas buscam reinventar o conceito de trabalho.

Um estudo realizado pela Towers Watson, intitulado de Estudo Global sobre Força de Trabalho, apontou que apenas 28% dos profissionais brasileiros estão altamente engajados no trabalho. Entre os demais, 30% estão desengajados, 26% se sentem sem suporte por parte das empresas e 16% estão desvinculados de suas companhias. Para se chegar a esse resultado, a empresa utilizou três conceitos: engajamento, suporte organizacional e bem-estar (físico, emocional e interpessoal). 

O ritmo do dia a dia é intenso: prazos curtos, metas ousadas, clientes exigentes, mercado competitivo, inovação e mudanças rápidas. Tudo isso pode fazer com que o colaborador tenha uma queda significativa em seu rendimento. A pressão e o estresse são queixas constantes entre muitos profissionais. Desenvolver soluções criativas é uma boa alternativa para driblar estes fatores adversos e aumentar o nível de felicidade no trabalho, fazendo com que as pessoas estejam “de bem” com aquilo que fazem e aumentando assim seu desempenho profissional.

Passamos a maior parte do tempo no trabalho. Por isso o ambiente é algo fundamental para o clima organizacional. Algumas empresas tem adotado o conceito de escritório aberto, abolindo as divisórias e salas que antes separavam departamentos e hierarquias, facilitando a comunicação e a interação entre todos os funcionários.

Outros elementos como espaços para conversas informais, descanso e até mesmo salas de jogos podem ser incorporados ao ambiente para trazer bom humor e equilíbrio no cotidiano. Um bom exemplo é a estrutura da SOU, empresa focada em serviços de educação corporativa para o desenvolvimento de pessoas, que conta com uma sala de brainstorming, decorada com móveis coloridos, sofá, pufes e dois videogames. Lá é possível realizar reuniões rápidas, jogar nas horas livres e até mesmo buscar a inspiração que faltava para um projeto.

Pequenas paradas durante o trabalho podem ser benéficas para quebrar os efeitos da pressão do dia a dia. Muitas empresas encontraram na ginástica laboral uma grande aliada para estes momentos de pausa. São poucos minutos que, além de prevenir lesões e melhorar o condicionamento físico, proporcionam descontração e integração entre as pessoas.

Eventos também são ótimos para intensificar o espírito de equipe. Desde confraternizações promovidas pela empresa atéhappyhours e encontros organizados pelo próprio pessoal. A SOU realiza anualmente uma corrida de Kart e campeonatos devideogame, com direito a pódio e troféus aos vencedores. Além disso, grupos de funcionários organizam partidas de futebol, o “FutSOU” e até banda de rock, o “Rock ‘n SOU”.

Existem centenas de iniciativas que fazem a diferença no clima organizacional. Cabe às empresas verificarem quais se adequam melhor à sua cultura e ao perfil de seus colaboradores. Basta pensar fora da caixa e tratar a felicidade no trabalho como ferramenta estratégica para a gestão de pessoas.

 

*Adriana Ghani é pós graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas e Analista de Recursos Humanos na SOU Educação Corporativa.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários