Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fifa informa que não vai punir jogador colombiano pela joelhada que causou lesão em Neymar

Publicado em 07/07/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Jogador teve que deixar o campo na maca

foto: Jogador teve que deixar o campo na maca

 A Fifa informou em seu site, na tarde desta segunda-feira (07) que não irá punir o zagueiro Zúñiga pela lesão de Neymar no jogo das quartas de final entre BrasilXColômbia, da Copa do Mundo, na última sexta-feira (05).

A punição ao árbitro da partida, Carlos Velasco que teve atuação contestada na partida.

De acordo com o comunicado, o lance com Zúñiga, que fraturou a vértebra de Neymar, não passou despercebido pelo juiz, fator decisivo para que entidade pudesse aplicar o Art. 77 do código disciplinar para intervir na decisão da partida.

Confira a nota na íntegra

"Primeiramente, o presidente do Comitê Disciplinar da Fifa frisa que lamenta profundamente o incidente e as séries consequências sobre a saúde de Neymar.

Depois de uma análise do assunto e da extensa documentação recebida da CBF, o presidente chegou à conclusão de que o Comitê Disciplinar da Fifa não pode considerar o caso sob a luz do Código Disciplinar da Fifa para o Comitê Disciplinar intervir em tal situação.

Em particular, neste caso específico, nenhuma ação retrospectiva pode ser tomada pelo Comitê Disciplinar da Fifa, uma vez que o incidente envolvendo o jogador colombiano Juan Camilo Zúñiga Mosquera não fugiu à atenção dos árbitro, que é a primeira condição de duas cumulativas e necessárias para a aplicação do Art. 77 do Código Disciplinar.

Enquanto o Art. 77 b) do Código Disciplinar, que habilita a comissão disciplinar a reificar erros óbvios nas decisões disciplinares, também não pode ser aplicada neste caso porque nem um cartão amarelo e sequer um cartão vermelho foi mostrado pelo árbitro ao jogador Juan Camilo Zúñiga Mosquera. De fato, o Art. 77 b) do Código Disciplinar estipula que o Comitê Disciplinar pode retificar erros óbvios nas decisões da Comissão Disciplinar, que só é possível em caso de confusão de identidade, quando um árbitro mostra um cartão amarelo ou vermelho para o jogador errado.

É importante observar que as condições nas quais o Comitê Disciplinar da Fifa pode intervir em qualquer incidente deve ser considerada independentemente das consequências do incidente, tais como uma infeliz lesão sofrida por um jogador.

Finalmente, como uma observação geral, a Fifa e o Comitê Disciplinar da Fifa lamentam qualquer incidente ocorrido no campo em particular que tenha tido um impacto negativo na saúde dos jogadores.

Desejamos a Neymar a pronta e completa recuperação assim como para todos os jogadores que tristemente tenham sido eliminados da Copa do Mundo por lesão.

Com pesar ao pedido de cancelamento da CBF à penalidade aplicada ao jogador Thiago Emiliano da Silva durante a partida contra a Colômbia, o presidente chegou à conclusão de que o Comitê Disciplinar da Fifa não pode considerar o assunto devido ao fato de que não há base legal que autoriza a concessão de tal pedido."

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários