Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Chapecó é campeã dos Parajasc pela sexta vez

Publicado em 02/06/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Os donos da casa organizaram a festa e, no final, festejaram o título. Com a definição apenas no último dia de disputas, Chapecó comemorou neste sábado a conquista da 10ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, os Parajasc.

Com as vitórias nos segmentos de deficientes auditivos (DA) e físicos (DF), a delegação somou 34 pontos no quadro geral, seguido por Itajaí (24 e título no DV) e Brusque (14 e título no DI). Foi a sexta conquista de Chapecó nos Parajasc, se consolidando como a maior campeã, e marca a volta ao lugar mais alto do pódio após 5 anos (depois de conquistar cinco vezes seguidas, não vencia desde 2009).

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Chapecó, Clóvis Marinello, o Chiquinho, destacou a organização dos Jogos como prioridade, mas não escondeu a satisfação em terminar a semana voltando ao lugar mais alto do pódio e mantendo o troféu - que aliás homenageia Chapecó com a imagem da estátua do Desbravador - na cidade. 

“Foi uma boa semana de competições, tudo transcorreu dentro do esperado nesta parceria com o Governo do Estado. Nossa prioridade era organizar bem esta 10ª edição. Depois, tentar trazer este título de volta para Chapecó. Felizmente, deu tudo certo”, disse Chiquinho.

Balanço final positivo

Na análise do coordenador-geral dos Parajasc e diretor de esporte da Fesporte, Marcelo Kowalski, a semana de disputas em Chapecó atingiu todos os objetivos. “Sempre há algo para melhorar, estamos sempre em busca de fazer o melhor evento possível, mas Chapecó e, principalmente, os paratletas estão de parabéns. Os 10 anos dos Parajasc foram bem comemorados com uma grande edição”, disse Kowalski.

O coordenador-técnico da competição, João Cascaes, destacou a disputa acirrada pelo título, o que tem sido uma marca dos Parajasc nos últimos anos. “A competição atingiu um nível técnico excelente, o reflexo está na qualidade dos Jogos. Os Parajasc sempre foram uma referência no paradesporto brasileiro, a tendência é de que isso se solidifique cada vez mais”, disse Cascaes.

Definições do último dia

Sábado, último dia dos Parajasc, em Chapecó, também foi de conhecer os últimos campeões  da competição. Em quadra foram definidos os campeões da bocha, bocha paralímpica, basquete DF e futsal DI.

A final do futsal para deficientes físicos foi uma espécie de revanche entre Caçador e Videira, quem ganhasse levaria o título. Na primeira fase do torneio, no segundo jogo, Caçador foi goleado por 7 a 1 por Videira. Mas, no jogo deste sábado, os caçadorenses fizeram uma partida acima da média e venceram por 2 a 0, garantindo o título com dois gols do ala Stephan.

“Quando fomos goleados na primeira fase, entramos desconcentrados. Mas, hoje, conseguimos o equilíbrio necessário entre o emocional e a técnica”, disse a treinadora campeã, Carine Bossete.

A rodada final do basquete para cadeirantes valeu apenas para a disputa pelo segundo lugar entre Joinville e Florianópolis, já que Balneário Camboriú havia garantido o título com uma rodada de antecipação na sexta-feira. “O jogo da estreia contra Joinville foi o mais complicado, pois vencemos apenas por três pontos de vantagem (51 a 48) e vejo a defesa como o ponto forte deste time”, ressaltou o técnico de Balneário Camboriú, Juliano Souza. O time da Capital venceu Joinville por 47 a 35 e ficou com a prata.

Além destes, foram campeões no sábado Presidente Getúlio (Bocha DI Masc), Chapecó (Bocha DA Fem, Bocha DF cadeirante Masc e Bocha DA andante Masc), Concórdia (Bocha DA Masc), Pomerode (Bocha DA andante Fem), Jaraguá do Sul (Bocha DI Fem), Porto União (Bocha Paralímpica BC1), Itajaí (Bocha Paralímpica BC2) e Balneário Camboriú (Bocha Paralímpica BC3).

Paradesporto escolar em junho

A 10ª edição dos Parajasc começou na segunda-feira, dia 26, com a participação de 2,5 mil atletas de 63 municípios com deficiência auditiva (DA), intelectual (DI), física (DF) e deficiência visual (DV). Estiveram em disputa as modalidades de atletismo, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes, bocha e bocha paralímpica. Os Parajasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Chapecó.

O próximo evento estadual do calendário da Fesporte também é do paradesporto. De 18 a 22 de junho, Blumenau receberá a 5ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc).

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários