Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Natação é destaque do quarto dia dos Parajasc em Chapecó

Publicado em 30/05/2014 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Epa Machado/Fesporte

Foto: Epa Machado/Fesporte

A academia Aquatic Center foi o palco da natação dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) nesta quinta-feira, 29, em Chapecó. Na piscina 73 nadadores com objetivos distintos.

Alguns com o propósito de ganhar a medalha de ouro, outros apenas com a disposição e alegria de participar. Os Parajasc começaram na segunda-feira, 26, e terminam neste sábado, dia 31. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Chapecó.

Cerca de 2.500 atletas com deficiência auditiva (DA), intelectual (DI), física (DF) e deficiência visual (DV) estão disputando atletismo, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes, bocha e bocha paralímpica.

No seleto grupo de atletas de pontas estiveram em ação na natação, nesta quinta-feira, estão Júlia de Almeida Weiss, de São José, 26 anos, e Jonathan Eduardo de Farias, de Joinville, 20. Júlia foi ouro nos 100 metros e Jonathan estava confiante em no ouro em sua prova, os 100 metros peitos. Ambos são segundo lugar no ranking nacional em suas classes, a S9 (atletas com deficiência física) e têm no currículo inúmeras medalhas de ouro na história dos Parajasc. Júlia, 10, e Jonathan, 12.

A história de Júlia na natação começou em 2008 após um acidente de carro na Avenida Beiramar Norte, em Florianópolis, em que teve amputada parte da perna esquerda, logo abaixo do joelho. A partir daquele dia tomou gosto pela modalidade nas aulas de natação do curso de educação física da Udesc, da qual era acadêmica.

Ela começou a se destacar nas competições internas da faculdade e quando de seu conta já estava participando de competições nacionais. “Hoje tenho 110 medalhas”, diz, enfatizando que a mais importante foi a medalha de ouro nos 50 metros livres conquistada na etapa nacional Circuito Caixa em 2011, em São Paulo.

Júlia participa dos Parajasc defendendo as cores da Associação das Pessoas Com Deficiência de Santa Catarina (Apedesc), de São José, e nas etapas nacionais a cidade de Limeira, SP, com a Associação Paralímpica de Indaiatuba (Apin), entidade que também está presente em Limeira.

Jonathan, campeão pan-americano

O joinvilense Jonathan Eduardo de Farias já participou de cinco Parajasc vencendo todas as provas que disputou nos 100 metros peito, borboleta e nos 50 metros livres. Tem má formação congênita no braço direito, o que não impediu de ser campeão pan-americano em Bogotá, em 2009, nos 100 metros peito.

Outro que é exemplo de dedicação ao esporte e que participa da natação dos Parajasc é Marcos Aurélio Gonçalves, de 64 anos, classe S8, um ex-bombeiro de Lages. O atleta sofreu um acidente de moto em 2007 em sua cidade. “Como consequência perdi os movimentos do braço direito devido ao arrancamento de nervos”, diz.

Em Chapecó Marco Aurélio foi mal em sua prova, os 100 metros, estilo crawl e se justifica. “Sou atleta de maratonas aquáticas, que são realizadas em mar aberto com extensão de 1.500 a três mil metros. Já participei de 70 maratonas ao longo de minha carreira e já venci 30, então nos Parajasc venho aqui só participar, pois provas de piscina não são minha especialidade”.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários