Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Nos Parajasc, Jaime, 62 anos, é exemplo no tênis de mesa

Publicado em 30/05/2014 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Epa Machado/Fesporte

Foto: Epa Machado/Fesporte

O tênis de mesa dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) começou na terça-feira, 27, no ginásio Ivo Silveira, em Chapecó, com a participação de 130 atletas com deficiência física (DF), auditiva (DA) e Intelectual (DI). A competição termina nesta sexta-feira, 30. Entre todos, um atleta se destaca por ser o único da competição a ter as três deficiências: Jaime Jair Agliarde, 62 anos, do município de Xaxim.

Competindo na categoria DI (pois é obrigado a optar por uma categoria), Jaime já disputou duas partidas, com uma vitória e uma derrota. Na estreia, na terça, revés por 3 a 0 para William Farias, de Lages, e nesta quarta, pela segunda rodada, venceu por 3 a 0 a Jean Matheus Dias, de Joaçaba. Para seguir adiante (a competição vai até sexta), necessita de mais uma vitória.

“Ele é um amante do tênis de mesa e pratica a modalidade há 16 anos”, revelou Izanete Zanco, professora e técnica na Apae de Xaxim. “Todos os anos ele diz que vai parar, mas, quando chega a hora de competição, ele intensifica os treinamentos e viaja com a delegação. E é essa determinação que faz dele um atleta vencedor, já que ele ganhou várias medalhas em diversos torneios que participamos”, disse Izanete. Jaime treina duas vezes por semana com uma hora de duração cada treinamento.

A treinadora explica que Jaime já nasceu com as deficiências e se comunica por meio de Libras, a língua de sinais dos surdos. A mão esquerda do atleta é atrofiada, tem afundamento no tórax e as pernas são disformes, o que dificulta o andar.

Para chegar até a mesa de jogo é necessário ser carregado por amigos e usa uma bengala para se equilibrar. Com a raquete na mão, no entanto, deixa de lado todas as dificuldades e se transforma numa criança, em que deixa transparecer uma alegria indescritível, como se a raquete fosse o mais formoso brinquedo. E o talento aparece aplicando saques técnicos e bolas rápidas.

“Este senhor é um exemplo de amor ao esporte, pois sendo ele o atleta de tênis de mesa mais comprometido fisicamente e ainda sendo surdo e mudo, nos dá o prazer de competir de forma alegre e dinâmica”, destaca Ivon Shindler, coordenador do tênis de mesa dos Parajasc.

Os 10º Parajasc são uma promoção Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Chapecó e Secretaria de Desenvolvimento Regional. Os Jogos terminam no sábado, dia 31.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários