Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estado vai investir R$ 12 milhões em atenção a dependentes químicos

Publicado em 27/08/2013 Editoria: Geral Comente!


Foto: James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

O governador Raimundo Colombo lançou na manhã desta terça-feira, dia 27, em Florianópolis, o programa Rede Estadual de Atenção a Dependentes Químicos (Reviver), que vai investir cerca de R$ 12 milhões em prevenção às drogas e tratamento de dependentes no Estado. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O programa vai garantir o atendimento de 1.200 pessoas em comunidades terapêuticas de tratamento de dependentes, sendo 900 vagas para adultos e 300 para adolescentes. O edital para seleção das entidades que receberão recursos será lançado em setembro deste ano, e o resultado será divulgado em novembro. A contratação das instituições vai ocorrer em três etapas: a primeira em novembro deste ano e as outras em janeiro e em março de 2014. Serão contempladas as entidades que estiverem adequadas à legislação federal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Cada instituição poderá obter recursos para o custeio de até 10 vagas. Hoje, existem 110 comunidades em SC, que oferecem cerca de 3 mil vagas.

“Santa Catarina tem uma rede bem estruturada, mas que enfrenta dificuldades financeiras para ampliar o trabalho e qualificar ainda mais a assistência que está sendo oferecida. Agora vamos comprar novas vagas e apoiar a rede existente, garantindo resultados imediatos”, destacou o governador Colombo, lembrando que será realizado um acompanhamento da aplicação dos recursos por parte do Governo do Estado.

Entre as ações previstas pelo Reviver, também estão o diagnóstico e o cadastramento de comunidades terapêuticas, capacitação de profissionais destas comunidades, elaboração de protocolos de prevenção, pesquisa de avaliação do cuidado e da reinserção familiar e elaboração de material instrucional.

“A questão das drogas é uma desgraça na nossa sociedade, ele destrói famílias e prejudica nossa juventude. E a recuperação é difícil, por isso precisamos aproveitar a experiência existente e reconhecer o trabalho voluntário e anônimo dessas comunidades. Essas entidades não são construídas com concursos públicos, mas com pessoas que têm na alma e na sua fé o desejo de ajudar os outros”, acrescentou Colombo.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, lembrou que o projeto Reviver integra as ações do programa federal Crack, é Possível Vencer, que está sob a responsabilidade da secretaria da Assistência Social e da Saúde e também integrará as ações do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Ele explicou que, para aplicação do Reviver, foi firmado convênio entre o Governo do Estado e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que terá a função de realizar o diagnóstico e o cadastramento das comunidades, capacitar os profissionais e criar protocolos de atenção e projetos terapêuticos com as universidades. “Estamos dando um passo gigantesco no Estado, com a participação da academia, ou seja, do mundo científico nesse processo”, ressaltou Cândido.

O gerenciamento e o monitoramento da qualidade do atendimento também serão de responsabilidade da Fapesc, por meio de programas de doutorado, mestrado e pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Serão disponibilizadas 120 bolsas de estudo.

O lançamento do Reviver na Assembleia Legislativa contou a presença de autoridades como o presidente da Alesc, deputado Joares Ponticelli; o presidente da Comissão de Combate às Drogas da Alesc, deputado Ismael dos Santos; o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni; o secretário de Segurança Pública, César Grubba; a secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca; e o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni.

 

› FONTE: Governo do Estado de Santa Catarina

Comentários