Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Brasil fica em terceiro lugar no Sul-Americano de Rugby

Publicado em 12/05/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Tupis perdem para o Paraguai fora de casa, mas terminam o Sul-Americano com a melhor colocação dos últimos 50 anos.

 Em uma partida eletrizante em Assunção, capital paraguaia, a Seleção Brasileira de Rugby XV perdeu neste sábado, 10, para o Paraguai, pela terceira e última rodada do Campeonato Sul-Americano de Rugby XV (Consur A).

Com o resultado do jogo e a vitória uruguaia sobre os chilenos, Brasil, Chile e Paraguai terminaram a competição empatados e a decisão ficou para o saldo de pontos, beneficiando os paraguaios, com -21, contra -24 dos brasileiros e -47 dos chilenos. A terceira colocação dos Tupis foi o melhor resultado da Seleção em Sul-Americanos desde o segundo lugar de 1964.

“Foi um grande trabalho, que veio desde o final do ano passado e é um orgulho ter alcançado esse terceiro lugar. Mas é difícil falar depois de uma derrota para um adversário que superamos nos últimos encontros”, afirma Leco, experiente atleta da Seleção.

O jogo

A partida em Assunção começou travada, com o Brasil dominando o scrum, mas sem conseguir atacar com propriedade. Os Tupis abriram 3 a 0 no marcador com um penal de Leco, mas logo o Paraguai se firmou e virou o placar para 6 a 3, com dois penais de Sérgio Alvarenga.

As coisas complicaram para os brasileiros quando Ortiz marcou o primeiro try do jogo, para o Paraguai, após passar por três defensores brasileiros sem dificuldade. Sem a posse de bola, o Brasil ainda viu mais um penal de Alvarenga, que fechou o placar de 16 a 3 no fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa O Brasil voltou determinado a mudar o panorama do jogo, e, com pouco mais de 5 minutos, chegou ao seu primeiro try, com Monstro, convertido por Di Pilla. Aos 10 minutos, Zé arrancou pela esquerda e anotou mais um try. Di Pilla, mesmo de longe, converteu e o Brasil encostou no marcador, diminuindo a vantagem paraguaia para apenas 2 pontos.

Daí pra frente o jogo ficou aberto, com os dois times alternando tries. O Paraguai marcou com Bareiro, após grande arrancada de Alvarenga, que também converteu o penal, e o Brasil devolveu com try penal depois de vencer 3 scrums, ficando com 24 pontos contra 26 dos Paraguaios.

No fim da partida Brizuela marcou outro try, este não convertido, colocando 31 a 24 para os donos da casa no marcador. O Brasil sentiu a pressão, cometeu muitos erros e não conseguiu pontuar novamente.

“Tivemos um inicio de torneio ótimo e não esperávamos nada mais que a vitoria nessa partida. Ficamos o jogo inteiro tentando reverter o placar, mas foram vários erros que cometemos, principalmente no primeiro tempo. O aprendizado que tiramos é que devemos olhar jogar a jogo e que o resultado da última partida não quer dizer nada para a próxima. Ficou o gosto da derrota, mas a gente aprende muito mais nesses momentos”, finaliza Leco.

Com a derrota por 31 a 24, o Brasil encerrou sua participação no Sul-Americano de Rugby XV na terceira colocação, com uma vitória histórica sobre o Chile – a primeira na história em partidas oficiais entre as equipes – e dois revés. O Uruguai conquistou o título, enquanto o Paraguai ficou com o inédito segundo lugar. Os chilenos amargaram a última posição.

 

 

 

 

› FONTE: In Press Media Guide

Comentários