Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Comitê de Obras do Estado cria grupo técnico para implementação do BIM

Publicado em 03/04/2014 Editoria: Geral Comente!


Foto: Rosália Dors Pessato/Planejamento

Foto: Rosália Dors Pessato/Planejamento

Nesta quarta-feira, 2, o Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Públicas e Serviços de Engenharia criou um grupo técnico para implementação da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) em obras do Estado. Além de ser utilizada para elaboração de projetos em 3D, a tecnologia permite aprimorar a gestão de edificações.

O objetivo do grupo técnico é traçar um plano de implementação do BIM, com uso da tecnologia desde a elaboração de projetos até o diagnóstico das edificações do Estado, ou seja, avaliação de necessidades de manutenção das estruturas escolar, hospitalar e de atendimento público em diversas áreas. Participarão da atividade representantes da Secretaria de Planejamento, da Educação, da Saúde, Secretaria de Segurança Pública e pela Auditoria da Secretaria da Fazenda.

“O uso da tecnologia é um avanço para o Estado na execução e no acompanhamento de obras públicas, além da gestão das estruturas administradas pelo Governo. Um marco desse processo foi o lançamento dos editais de elaboração dos projetos em BIM da construção do novo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José, e do anexo do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (Joinville) no mês passado”, comenta o secretário do Planejamento, Murilo Flores.

O Comitê de Obras Públicas, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, reúne-se mensalmente. O próximo encontro ocorrerá em maio.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários