Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Basquete em cadeira de rodas do Brasil vai ao Chile buscar vaga no Parapan-Americano de Toronto-2015

Publicado em 25/03/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Equipe compete nos Jogos Para-Sulamericanos, em Santiago, no Chile, para tentar se garantir nos Jogos do próximo ano. Competição em território chileno começa nesta quarta-feira, 26.

A seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas tem o seu objetivo traçado nos Jogos Para-Sulamericanos, realizados em Santiago, Chile, a partir desta quarta-feira, 26, até o domingo, 30, no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Estádio Nacional do Chile. A equipe quer ficar entre os quatro primeiros para garantir vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015.

Para atingir o objetivo, a equipe comandada pelo treinador Antonio Carlos Ferraz de Magalhães não perdeu tempo e começou os trabalhos com bola nesta segunda-feira, 24, na capital chilena. O comandante está confiante em um bom resultado em Santiago.

“Venho monitorando os meninos nos seus clubes e acredito que eles repetirão o que estavam desenvolvendo na seleção”, ressaltou Antônio Carlos, que aguarda o congresso técnico para saber quem serão os primeiros adversários.

Com a base da equipe do ano passado mantida, quando o Brasil ficou em quinto lugar na Copa América, deixando escapar a sua participação no Mundial, Antonio Carlos afirma que o trabalho está sendo desenvolvido a longo prazo, e quer chegar em condições de brigar por medalha nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.

“Ter ficado de fora do Mundial foi um aprendizado para nós. Mudamos cinco peças e contamos com dois novos valores que vieram da seleção de jovens. Vamos brigar pela medalha de ouro no Para-Sulamericano”, afirmou.

Um desses novos talentos que está em Santiago é Daniel da Cruz Machado, da equipe ONG – Sem Fronteiras, do Rio de Janeiro. Com 20 anos de idade, tornou-se cadeirante em 2007 ao cair de uma árvore. Conheceu o basquete em cadeira de rodas dois anos após o acidente, quando procurava uma atividade física para praticar.

Hoje, colhe os frutos do seu esforço. “O meu objetivo sempre foi chegar à seleção brasileira principal. Espero que os meus colegas estejam bem para a gente conquistar o título”, disse o medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos Juvenis em 2013, na Argentina.

A delegação brasileira é composta por 81 atletas. O principal objetivo é observar talentos que possam brilhar em importantes competições, como os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Esta é a primeira edição da competição sul-americana em âmbito paralímpico, que, além do Brasil, terá a participação de mais oito países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

As disputas serão em sete modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. 

 

 

 

› FONTE: Comitê Paralímpico Brasileiro

Comentários