Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Os animais de estimação precisam de cuidados no calor

Publicado em 05/03/2014 Editoria: Geral Comente!


Foto divulgação

Foto divulgação

O verão desse ano surpreendeu com as altas temperaturas. Com isso, muitos transtornos e problemas de saúde aparecem, como falta de ar, desidratações, irritações na pele e sensação de cansaço.

Assim como nós humanos, os animais também vivem um momento de muito desconforto nesse período do ano. O calor pode provocar nos bichinhos praticamente as mesmas situações que provoca em nós.

É muito comum nessa época os animais ficarem com calorões, irritações na pele, mal estar e há maior incidência de pragas, como pulgas e carrapatos também nesse período.

Para podermos ajudar a melhorar a situação dos nossos bichinhos nessa época do ano, o Floripa News conversou com o veterinário Patrício Silva sobre o assunto. Formado desde 2009 pela Universidade de Canoinhas, Patrício tomou gosto pela profissão ao trabalhar numa clínica veterinária e conhecer como proceder com os animais em cada situação. Como já gostava muito de animais decidiu seguir na profissão, hoje tem um consultório próprio em São José.

E ele vai nos contar o que acontece com cães e gatos por conta do calor excessivo e como podemos ajudar a amenizar o desconforto dos nossos bichinhos e ainda vai dar algumas dicas para você não ter nenhum susto com o seu pet nesse verão.

Perguntas:

No calor muito excessivo os animais sofrem de alguma forma, assim como os humanos, quais os principais sintomas perceptíveis?                                                                                              

R: Respiração ofegante, pois é a forma do animal perder calor.  Temperatura externa do animal muito quente, a pessoa pode colocar a mão na barriga e sentir que esta muito quente, ou levar para o veterinário para que ele possa examinar e verificar com mais precisão a temperatura do animal.

Como amenizar?                                                                                                                                          

R: Água gelada, colocar em um ambiente climatizado, dar um banho com água morna à fria para aliviar o calor.

Existe diferença nos procedimentos para aliviar o calorão entre cães e gatos?                 

R: Sim, gatos se desidratam mas facilmente que cães, gatos que tem acesso a rua, mais propenso ao sol, leva a uma maior desidratação, causando uma hipertermia (temperatura alta).

O que fazer para deixar os bichinhos mais a vontade nesses dias?                                                  

R: Algumas dicas podem ajudar como colocar gelo na água do animal, fazer cubos de gelo com petisco dentro, fazendo assim que o animal seja atraído pelo cubo e assim se refrescar, casinhas que ficam expostas ao sol devem ser removidas e colocadas na sombra.

Existe algum risco de contraírem doenças por conta do calor, como problemas de pele, entre outros?                                                                                                                                                               

R: Sim, como pequenas queimaduras e isso levar a problemas graves, cães com pelagens claras tendem a ter câncer de pele, portanto devem usar protetor solar nesses cães.

Há riscos deles se desidratarem?                                                                                                             

R: Sim, facilmente, portanto deixar água de preferência Mineral e disponível 24 horas aos animais e troca-las no mínimo 1(uma) vez ao dia.

Quais as principais ‘ocorrências’ que acontecem aqui no seu consultório durante o verão?      

R: Hipertermia, causada por animais expostos ao calor. Esta situação vem aumentando devido a proprietários deixá-los, que seja por pouco tempo, trancados nos carros ou em ambiente não arejado.

Alguma raça requer algum cuidado especial nesse período?                

R: Sim, principalmente animais peludos requerem um pouco mais de atenção dos seus donos. Se possível leva-los em algum centro de estética e tosar o animal.

Em relação a pulgas e carrapatos eles podem aparecer com mais facilidade nessa época do ano?                                       

R: Sim, os ectoparasitas (pulgas, carrapatos e piolhos) aparecem quando a temperatura esta alta, portanto final da primavera começa a incidência, devemos então tratar o animal e o ambiente onde ele esta.

Alguma dica para os donos de animais de estimação não terem sustos com seus pets por conta do calor?                                                                                                                                                

R: Sim, não deixar seus animais em ambientes quentes, não deixa-los em carros ou em abrigos fechados que estão expostos ao sol, observar o pote de água todos os dias, pois aumenta o consumo durante o verão, animais em ambiente climatizados (ar condicionado) podem sofrer com a troca brusca de temperatura se ficar saindo e entrando neste ambiente e provocar problemas respiratórios.

Não descuide do seu companheiro pois eles precisam de atenção,cuidados e muito carinho.

Para mais informações e consultas:

Consultório Veterinário Animal

Br 101 km 199 - Anexo ao Vânio Motos - Serraria - São José

Telefone: 91923606 ou 32582305

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários