Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escola de samba Consulado segue nos preparativos para o Carnaval 2014

Publicado em 21/02/2014 Editoria: Carnaval Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Faltando pouco mais de uma semana para o desfile das escolas de samba de Florianópolis, os ensaios nas quadras e os trabalhos nos barracões estão a todo vapor.  A escola que esse ano tem como rainha de bateria a musa Viviane Araújo e é a primeira a entrar na Avenida Nego Quirido no dia 1º de março, a Consulado, promete inovar  nesse Carnaval.

O samba enredo Ashantis: os filhos de Akhan e a força que vem do Berço, dos compositores Victor Alves, Wilson da Silva, Tabajara Ortiz e Marlon Laurindo, conta a história da ascensão e queda de uma das mais famosas tribos da África. Com esse enrendo de fundo, a escola pretende entrar com cerca de 2 mil pessoas na avenida.

O diretor administrativo, Guilherme Silveira revela que a atual gestão preferiu manter o samba enredo que não chegou a ser usado no ano passo, pois o desfile não ocorreu. “Eles já haviam iniciado o processo e tinha bastante coisa pronta. A nova diretoria assumiu, e não tinha motivo para desfazer do antigo enredo. Ele é muito rico. Apenas retomamos o trabalho de onde ele tinha parado” contou.

 

Confira o samba enredo da Consulado

Dizia o som do tambor, feito um grito de guerra

Que, um dia, banhada de ouro, floria a terra

E o povo... batalhava por um sonho em “expansão”

A arte... se “talhava” sentimento em suas mãos

Entre douradas florestas

Se manifesta o sobrenatural

A natureza em orquestra

Encontra em Nyame a cura pro mal

 

O TAMBOR A FALAR... DO AMANHÃ

CUIDE BEM DESSA BONECA PARA SER SEU TALISMÃ!

O TAMBOR A FALAR... VEM OUVIR

TRAGO UM ENFEITE DE OURO PRA TE VER SORRIR!

 

Cultivar... na teia que Anansi teceu

Ver florescer a tradição e estampar um sonho seu

Tingindo em seda a riqueza

Nas cores da realeza

E o tamborete de ouro de seus ancestrais

(Guerreiros não morrem jamais!)

Da Europa, a ganância cruzou o mar pra encontrar

O tesouro sagrado... e fez meu império chorar

Valente... meu povo montou guarda e resistiu!

Das bravas guerreiras, coragem se viu

Hoje tua saga é história

Na floresta, ainda ecoam suas glórias

 

CORRE NO SANGUE O BATUQUE... FIRMA NA PALMA DA MÃO!

SOU ASHANTI DO CAEIRA... LEVANTO A POEIRA DO CHÃO!

RENASCE A RAIZ NUMA NOVA ERA

EU SOU CONSULADO QUE NÃO SE ENTREGA!

 

Novidades

Por ter ficado três anos em último lugar das escolas de samba do grupo especial, a diretoria da Consulado teve que pensar numa maneira de atrair o foco da mídia e da população de Florianópolis para dentro da escola. A solução foi trazer a musa do carnaval, Viviane Araújo para ser rainha de bateria. Na semana que ela esteve aqui, a página da escola no Facebook teve 22 mil visualizações em quatro dias.

“Pensamos no que poderíamos fazer para que o público nos visse como a primeira escola? Por isso chamamos a Viviane que é considera a rainha das rainhas de bateria. O povo do samba voltou a olhar para escola.” observou o diretor. 

Ensaios e fantasias

A gestão desse ano também tem buscado agregar a comunidade da escola, doando fantasias para quem reside no bairro. “Uma escola de samba é formada de chão, e esse chão é a comunidade, se não tiver isso, você não consegue colocar a escola na avenida. É a comunidade que faz ganhar o título”, confessou Silveira.

E para quem ainda não adquiriu a fantasia para desfilar na Nego Quirido, ainda dá tempo.  Na quadra da escola há um bazar, onde são vendidas as fantasias. São aceitos dinheiro, cartão e cheque e há a possibilidade de parcelar o valor. No site da Consulado, http://www.gresconsulado.com.br/, têm fotos com a fantasia de cada ala e o email do responsável, basta entrar em contato.

Os ensaios acontecem todas as terças, quintas e sábados na quadra da escola, na Caeira. Os foliões vão fantasiados e o clima não podia ser mais carnavalesco. Quem não perde um ensaio é a dona Somaria Albertina, que desfila há 9 anos pela Consulado. “Eu adoro! trouxe minha filha e duas amigas para sambar também” contou animada.

Carnaval na Ilha da Magia

Perguntado sobre o carnaval de Florianópolis, o diretor administrativo Guilherme opina que hoje, está repleto de desafios. “Nosso carnaval precisa se profissionalizar, desde a gestão, pagamento, até o patrocinador. O que falta da iniciativa pública é o apoio moral, não o financeiro.  A certeza do próximo carnaval que faz a diferença” lamentou.

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários