Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia Nacional da Mamografia alerta para a identificação precoce do Câncer

Publicado em 03/02/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Doença que acometeu mais de 52 mil brasileiras em 2012 pode identificar lesões mínimas no seio, aumentando as chances de cura e diminuindo a possibilidade de retirada da mama.

Instituído há sete anos, o Dia Nacional da Mamografia – celebrado no dia 5 de fevereiro – busca alertar as mulheres sobre a importância em realizar o exame para a detecção precoce do Câncer de Mama.

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2012, mais de 52 mil brasileiras foram acometidas pela doença, com projeções para 3,1% a mais de casos em 2013.

Este quadro poderia ser amenizado caso a doença fosse detectada precocemente por meio da mamografia, exame que pode detectar qualquer tipo de lesão na mama, segundo alerta Juliana Bressanim, médica ginecologista e mastologista da Unimed Costa Oeste.

“Quando o câncer é identificado em estágios iniciais, com lesões menores de dois centímetros de diâmetro, o prognóstico é favorável e as chances de cura da paciente são elevadas, porém a identificação só é possível pela mamografia”, explica.

Quando fazer a mamografia

A especialista explica que mulheres sem nenhum histórico familiar de câncer de mama ou ovário, com idade entre 40 e 50 anos, devem realizar o exame a cada dois anos. Acima dos 50 anos, a mamografia deve ser realizada anualmente.

Já as mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolvam estes tipos de câncer podem realizar o exame já aos 35 anos, uma vez por ano, pois possuem antecedentes familiares de primeiro grau que já tiveram a doença.  “Esse fator é o que aumenta a chance delas desenvolverem a enfermidade”, finaliza Juliana.

 

 

› FONTE: Assessoria Unimed

Comentários