Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trânsito é a maior causa de morte no país

Publicado em 15/01/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Nova lei seca reduz mortes no trânsito que ainda superam as provocadas por doenças crônicas.

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que o arrocho da lei seca reduziu em 17% as mortes por acidentes de trânsito na cidade de São Paulo e em 9,7% no estado, entre janeiro e novembro de 2013.

Mesmo diante da clara evidência de que trafegar livre do efeito do álcool é mais seguro, ainda é cedo para comemorar. Isso porque, o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) alerta que em 2013 as indenizações por invalidez cobertas em todo o país pelo Dpvat (seguro obrigatório) cresceram 36%.

Além disso, pesquisa da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) mostra que nos últimos 3 anos o trânsito respondeu por 5 mortes a cada hora no Brasil, superando todas as doenças crônicas.

No mesmo período, a mortalidade relacionada ao trânsito em algumas cidades do interior de São Paulo, como Campinas e Sorocaba, ficou acima da média nacional de 22,5 mortos a cada 100 mil habitantes. A mesma pesquisa mostra que Jundiaí atingiu a taxa de 33,2 em cada 100 mil.

Visão pode causar erro humano

“Nove em cada 10 acidentes são causados por erro humano e poderiam ser evitados”, afirma o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, perito em Medicina do Trânsito e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do tráfego).

Algumas falhas, como por exemplo, fazer ultrapassagem perigosa apontada como a mais recorrente nas estradas, desrespeitar a sinalização ou até mesmo andar colado no carro da frente podem estar relacionadas a problemas de visão não corrigidos.

 

 

 

 

› FONTE: LDC Comunicação

Comentários