Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Previna-se contra as doenças imunológicas do verão

Publicado em 07/01/2014 Editoria: Saúde Comente!


fotos: Divulgação

fotos: Divulgação

O verão chegou e com ele chega também uma enorme variedade de problemas com a saúde. O calor, a umidade e o aumento do índice pluviométrico são responsáveis pelo surgimento de diferentes doenças, sejam as alergias do verão ou as doenças imunológicas.

Os dias mais quentes do ano, com altíssimas temperaturas e chuvas constantes formam a combinação perfeita para o elevado número de pacientes com as alergias dermatológicas, por exemplo. Além dos processos alérgicos, a estação mais quente do ano também facilita o aparecimento de outros problemas, que podem ser, de um simples eczema de contato, até preocupantes casos de Hérpes ou Candidíase

O que é a Alergia?

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha no organismo e todos estão sujeitos a aparição desses problemas devido à inúmeros fatores. A estação é a época em que as pessoas, de uma forma geral, mais se expõe ao que pode provocar alergia, com o uso exagerado de cosméticos, além da maior exposição solar e o aumento da transpiração.

“Embora muitos não saibam, cerca de 35% da população mundial sofre com algum tipo de alergia, mas durante o verão brasileiro,, esse índice é ainda maior, por conta de diversos fatores. Os processos alérgicos chegam a aumentar até 40% durante a época, sendo os mosquitos, os causadores de boa parte das alergias”, afirma Dr. Marcello Bossois.

Insetos podem atrapalhar o verão

Um processo alérgico de grande índice durante a estação mais quente do ano é a alergia dermatológica pela picada de insetos, uma vez que suas populações crescem muito com o calor. Eles são um dos principais vilões desses problemas, pois suas mordidas são extremamente nocivas à saúde das pessoas, principalmente a aqueles que já possuem alto grau de alergia.

A picada desses animais causa uma lesão denominada Prurigo Estrófilo, e a pessoa que for mordida terá uma lesão arredondada com pontos avermelhados, que devido a reação inflamatória origina intensos processos alérgicos. A alergia faz surgir preocupantes feridas que coçam demais, podendo gerar graves conseqüências à saúde dos acometidos.

“Vale ressaltar que as feridas provocadas pela picada dos mosquitos são portas de entrada para infecções por germes da pele, podendo levar a doenças como abcessos,celulites ou doenças renais. Esse é um dos fatores mais preocupantes no tratamento das alergias dermatológicas”, lembra o médico.

Pessoas de todas as idades sofrem com a picada desses insetos e todos estão sujeitos a contrair alergias dessa natureza, entretanto as crianças são as mais afetadas.

Isso ocorre devido a utilização de menos roupas por parte delas, provocando assim uma exposição maior do corpo ao ambiente, além de muitos insetos terem um vôo mais baixo, o que as torna mais vulneráveis aos ataques em suas partes do corpo que estiverem descobertas.

Calor + Suor= Eczemas de Contato

 Muito freqüentes durante o verão, os eczemas de contato, responsáveis por uma grande parcela de casos de alergias nas temporadas de calor, caracterizam-se pela vermelhidão, inchaço e podem causar uma descamação da pele.

Há alguns fatores que acarretam esse tipo de alergia, mas o uso constante de cosméticos é um dos grandes causadores. Isso deve-se ao produto químico contido em maquiagens, desodorantes e protetores solar, que ao entrar em contato com a pele, liberam substâncias que iniciam o processo alérgico. Além disso, a própria transpiração do corpo facilita em muito a aparição deste problema.

A incidência de alergia de pele causada por bijuteria é outra que sobe, pois o suor estimula o sulfato de níquel, componente desses produtos, que provoca equizemas especialmente no pescoço. Até os telefones celulares podem gerar reações, principalmente nas orelhas, devido ao Lítio, componente da bateria que causa alergia nas pessoas que transpiram em excesso.

A Candidíase

A Candidíase é uma doença que pode ser causada por diversos fatores como má alimentação, estresse ou até sedentarismo, no entanto um dos fatores que mais propicia o seu surgimento, principalmente no verão, é o aumento da transpiração em algumas partes do corpo.

A doença é caracterizada pelo crescimento exagerado de um fungo chamado Cândida Albicans, presente no organismo de todos os mamíferos, que pode ser deflagrado a partir dos processos alérgicos com a grande exposição ao sol.

Ao contrário do que muitos imaginam, essa doença não é contraída apenas por relação sexual, podendo se manifestar em diferentes regiões do corpo, desde uma Candidíase na boca até uma Candidíase intestinal de repetição. Todos estão sujeitos a aparição da doença, mas as mulheres são as mais afetadas, resultando em cerca de 70% dos casos da doença. Isso ocorre devido a alta exposição da região genital da mulher ao surgimento de fungos e bactérias, sobre tudo a essa época do ano.

Herpes durante o verão?

A nova estação também pode ser a grande desencadeadora de uma outra doença, o Hérpes. Uma maior exposição aos raios ultravioleta, que ocorre durante a temporada das praias e piscinas, caso seja feita em excesso, poderá ocasionar esta doença. O calor demasiado provoca uma baixa no sistema imune das pessoas, podendo facilitar o aparecimento de doenças de causas imunológicas como o Hérpes.

O Herpes Simples pode se manifestar de duas maneiras, como Herpes Labial, transmissível através do beijo ou no contato direto com a ferida, e o Herpes Genital, que pode ser passado pela relação sexual. Embora aproximadamente 90% das pessoas possua o vírus, seus sintomas e reações não são apresentados com facilidade, por conta da ação do organismo no combate da doença.

As lesões podem aparecer em qualquer fase da vida, sobretudo em momentos de intensa exposição solar, principalmente em praias e piscinas, além do estresse, fator que impulsiona o aparecimento dos machucados.

As reações após a contração do Herpes Labial são a ardência do lábio com a formação de inchaço com bolhas muito dolorosas. Essas bolhas rompen-se ocasionando delicadas feridas com o surgimento de secreção, fase em que o vírus pode ser transmitido a outras pessoas com estrema facilidade.

“Todos os pais devem estar atentos, pois o vírus do Hérpes Labial pode ser transmitido a recém nascidos com muita facilidade, através de um simples beijo de seus familiares ou amigos da família, principalmente se a pessoa apresentar as reações da doença. Essa transmissão pode ser muito perigosa ao neném, que poderá ter sua vida em risco”, comenta o Coordenador do Brasil Sem Alergia, Dr. Marcello Bossois.

O Hérpes Genital é o outro tipo de infecção causada pelo vírus do herpes e é considerado, dentre as doenças sexualmente transmissíveis, a de mais rápido crescimento numérico em todo o mundo. Milhões de pessoas no Brasil têm esse problema e, a cada ano, dezenas de milhares de homens e mulheres, a maioria entre 18 e 35 anos, contraem a infecção, através da relação sexual com alguém que apresente a doença..

Cuidado com o que vai comer

Existem dois diferentes processos que podem surgir através de determinados alimentos: a alergia alimentar e a intoxicação alimentar.

Por conta de ser um período de intenso calor, é muito comum que o tempo de validade dos alimentos seja alterado, facilitando quadros de intoxicações por determinados produtos. Um alimento contaminado possui bactérias que liberam toxinas que causam pseudo alergias, ou seja, reações alimentares adversas a tais componentes, que podem ser muito confundidas com alergias.

A alergia alimentar, por sua vez, é uma resposta do sistema imunológico como defesa a um determinado componente de um alimento.

Diferente da intoxicação alimentar, que ocorre devido ao manuseio da comida ou pelo seu prazo de validade, a alergia está relacionada a aquele alimento, especificamente. Muitos alimentos podem gerar processos alérgicos, sendo os mais comuns: frutos do mar, chocolates, leite de vaca, ovo, algumas bebidas alcoólicas e algumas oleaginosas.

 

 

 

 

› FONTE: Brasil sem alergia

Comentários