Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dicas para desenvolver uma rotina de estudos saudável

Publicado em 25/05/2022 Editoria: Geral Comente!


Está com dificuldade para assimilar o conteúdo? Veja 6 dicas práticas e eficazes que te ajudam a desenvolver uma rotina de estudos saudável

Muitos estudantes buscam criar uma rotina de estudos para otimizar seu tempo e obter melhores resultados, seja no vestibular, na escola, na faculdade ou em diferentes tipos de cursos. 

 

Porém, desenvolver uma rotina de estudos saudável, isto é, uma rotina produtiva e eficiente costuma ser uma dificuldade para muitos. Isso ocorre porque muitas pessoas acreditam erroneamente que passar horas forçando uma leitura é o único jeito de assimilar conteúdos. 

 

Pensando nisso, confira aqui alguns hábitos realmente eficazes para te auxiliar nos estudos e veja qual a importância de desenvolver uma rotina saudável para isso. Acompanhe! 

Importância de uma rotina saudável de estudos

Uma pesquisa recente divulgada pelo Banco Mundial revelou que, no Brasil, profissionais com curso superior possuem 20% mais chances de obter um emprego em relação aos que não possuem diploma. 

 

No entanto, não é novidade que quem estuda tem melhores oportunidades de emprego e ainda contam com cargos e salários melhores.

 

Além disso, o ato de estudar é uma constância em nossa vida. Assim, desenvolver uma rotina de estudos saudável, desde a matrícula no estudo infantil, contribui para a construção de bons hábitos e de um futuro melhor.

 

Afinal, mesmo após qualificados, bons profissionais precisam investir na sua carreira e se manter atualizado. Confirmando, assim, que o ato de estudar estará presente por toda nossa vida.


 

Portanto, quanto antes você desenvolver sua rotina de estudos, melhor será. Isso porque, uma rotina saudável conta com momentos produtivos de aprendizagem, mas também com descanso e lazer. Assim, além de te motivar, este hábito irá:

 

 

Veja 6 Dicas práticas para desenvolver sua rotina de estudos saudável

Confira a seguir algumas dicas práticas para te ajudar nesse processo de construção da sua rotina de estudos. Independente de qual for seu objetivo ou seu conteúdo, essas dicas devem te ajudar a atingi-lo mais facilmente.

  1. Rotina

A primeira coisa que você deve ter em mente é que você já possui uma rotina, a do seu dia a dia. Por isso, reconheça as atividades que você desenvolve durante a semana. Por exemplo: aulas de idiomas, trabalho, esporte, terapia, enfim.

 

Com base nisso, você organiza seu horário de estudos, evitando que outras atividades de sua rotina te atrapalhem e distribuindo estrategicamente todo o conteúdo que você precisa estudar. Uma agenda ou calendário mensal, por exemplo, podem ser úteis neste processo.

  1. Ambiente

Após reconhecer sua rotina, estabeleça um lugar para desenvolver seus estudos, visto que o ambiente é um fator importante, já que influencia diretamente na concentração. Assim, muitos estudantes decidem eliminar do local alguns motivos de distrações, como a televisão ou o videogame.

 

Deste modo, manter o foco fica mais fácil, assim como alcançar os resultados que deseja. Mas, caso não seja possível ter um lugar tranquilo em casa, você pode buscar por uma biblioteca pública, por exemplo. Contudo, lembre-se de escolher locais:

 

 

Embora algumas pessoas prefiram estudar juntas, lembre-se que ambas precisam estar focadas nos resultados. Ou então, podem se distrair e perder o foco necessário. Sendo assim, verifique o que funciona melhor para você.


 

  1. Alimentação 

Parece que não, mas a alimentação afeta na eficiência dos seus estudos. Isso porque, o acúmulo de tarefas e matérias pode te levar a consumir muitas comidas industrializadas, intoxicando seu corpo e te deixando sempre com uma sensação de cansaço.

 

Portanto, para ter mais energia na hora dos estudos e fazer seu cérebro funcionar melhor, você precisa ter uma alimentação saudável, com um cardápio equilibrado e nos horários corretos. 

 

Além disso, beber água o suficiente é outro fator importante. Isso porque, com a água necessária, ao menos 2 litros por dia, seu cérebro funciona melhor, sua memória aumenta e seu corpo tem mais ânimo. 

  1. Métodos

Antes de tudo, é importante entender como você aprende. Isso porque, cada pessoa absorve informação de um jeito e em determinado tempo. Assim, alguns preferem estudar escrevendo, enquanto outros preferem escutar e ver videoaulas. 

 

Atualmente, o mapa mental é um dos métodos de estudo que  conquista muitos adeptos. Graças a facilidade de visualizar relações e funcionar como uma síntese objetiva e dinâmica do conteúdo.

 

Além disso, fazer um cronograma completo de todos os assuntos ou matérias que você precisa estudar te ajudam a manter sua organização, aumentando também sua motivação. Afinal, com o cronograma em mãos, você terá clareza do que precisa ser feito.

 

Já quanto a escolha do método de estudo, faça testes consigo mesmo e assim, entenda qual o melhor jeito de assimilar o conteúdo.

  1. Equilíbrio

É verdade que, na hora dos estudos, precisamos focar em uma só atividade e esquecer de tudo. No entanto, quem busca por uma rotina de estudos saudável e sólida precisa manter o equilíbrio em todas as questões.

 

Em outras palavras, tão importante quanto o tempo dedicado aos estudos, o tempo de pausas, de lazer, de atividade física, de ler ou assistir também merecem atenção. Isso quer dizer que, você precisa incluir momentos de descanso, já que esse período também afeta em sua aprendizagem.

 

Além do equilíbrio nas atividades de sua rotina, busque ser maleável em outras questões, como a escolha do método de estudo. A técnica chamada de Pomodoro, por exemplo, serve para auxiliar no aumento de foco e concentração.

 

Desse modo, você consegue otimizar seus resultados. Afinal, toda atividade precisa de pausas para recuperar as energias, relaxar a mente e, assim, retomar ainda mais focada.

  1. Internet

Por fim: a internet! Apesar dela ser apontada, em certas ocasiões, como inimiga dos estudos, já que se distrair com ela é muito fácil, não podemos negar que a contribuição dela é ainda maior.

 

Hoje, existem muitos cursos online com certificado que são ótimas referências de conteúdo na rede. Portanto, busque focar nos recursos que beneficiam seus estudos na internet. Assim, você irá conseguir desenvolver uma rotina de estudos saudável, mais produtiva e eficiente, em que seus resultados chegarão rapidamente. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários