Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Os clubes brasileiros campeões da Libertadores

Publicado em 22/04/2022 Editoria: Esporte Comente!


 

A Copa Libertadores da América é a maior competição de clubes da América do Sul, sendo organizada pela Conmebol. A competição foi criada em 1960 e de inicio se chamava Copa dos Campeões da América, já que apenas os clubes campeões de seus países podiam participar.

 

Nos dias atuais, a Copa Libertadores da América é disputada pelos campeões nacionais das federações filiadas a Conmebol e também os clubes com melhores colocações nos mesmos.

 

Além do mais, existem outras competições que também dão vagas diretas para a Libertadores, como por exemplo, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a própria Libertadores. Isso, pois o campeão de cada uma dessas competições ganha uma vaga direta para o torneio, sem depender da sua competição nacional principal.

 

O quarteto brasileiro que é tricampeão

 

Hoje em dia, existem quatro clubes brasileiros que são tricampeões da Copa Libertadores, sendo eles, Santos, São Paulo, Grêmio e Palmeiras. O primeiro desses clubes a ser tricampeão foi o São Paulo, que conquistou a taça em 1992 em cima do Newell’sOld Boys, em 1993 derrotou a Universidade Católica e em 2005, quando bateu o Atlhético Paranaense.

 

Já o Santos, segundo tricampeão do Brasil, conquistou a sua primeira taça no ano de 1962 batendo o Peñarol na final. Depois, em 1963 superou o Boca Juniors e foi campeão invicto. Por fim, superou o Peñarol novamente em 2011 para conquistar o seu tricampeonato.

 

Além de São Paulo e Santos, o Grêmio é outro clube brasileiro tricampeão da Libertadores. Sendo o único dos quatro que não ganhou duas taças seguidas. Dessa forma, ganhou em 1983, 1995 e em 2017, batendo o Lanús para conquistar o seu terceiro troféu.

 

Por fim, o Palmeiras, que ganhou a primeira Libertadores em 1999, ao vencer o Deportivo Cali. Mais de duas décadas depois, em 2021 ganhou a competição duas vezes, uma referente ao ano de 2020 e outra 2021, em cima de Santos e Flamengo, respectivamente.

 

Outros clubes brasileiros que são campeões da Libertadores

 

Agora é hora de falar sobre os clubes brasileiros que podem ser os próximos tricampeões da Libertadores, isso, pois eles tem duas taças: Internacional, Cruzeiro e Flamengo. Dentre esses, o Cruzeiro foi o primeiro a conquistar o bicampeonato, tendo ganhado em 1976 e 1997. Já o Internacional, conquistou a Libertadores no ano 2006, vencendo o São Paulo e em 2010, quando bateu o Chivas Guadalajara.

Além disso, o Flamengo foi o último a conquistar o bicampeonato da Libertadores, quando ganhou a final de 2019 em cima do River Plate, de virada. Sendo que, já tinha ganhado outra final no ano de 1981, após superar o Cobreloa.

 

Existem outros três clubes brasileiros que tem uma taça da Libertadores, casos de Corinthians, Atlético Mineiro e Vasco da Gama. Sendo que, o Vasco ganhou a sua taça no ano de 1998, o Corinthians bateu o Boca Juniors em 2012 e foi campeão invicto e o Atlético Mineiro venceu o Olímpia nos pênaltis em 2013.

 

Há também times que chegaram na final e não levaram. Neste bolo entram Athletico-PR, derrotado pelo São Paulo em 2005, o São Caetano, que perdeu para o Olimpia em 2002 e o Fluminense, superado pela LDU em 2008.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários