Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Telê Santana: um dos maiores técnicos brasileiros da história

Publicado em 22/04/2022 Editoria: Esporte Comente!


O maior treinador da história da Seleção Brasileira, mesmo sem ganhar uma Copa do Mundo, assim ficou conhecido Telê Santana. Grandioso jogador de futebol entre os anos 50 e 60, ele apareceu mesmo para o cenário do futebol como treinador, onde teve mais sucesso.

 

Em 2019 figurou na 35º posição na eleição de maiores treinadores da história do futebol, de acordo com a revista France Football. Além disso, era o único brasileiro a figurar na lista. Sendo que, em 1990 foi eleito por jogadores e treinadores da época como o maior treinador da Seleção Brasileira.

 

Acrescentando a isso, foi no Fluminense que se destacou como jogador de futebol, chegando ao posto de ídolo da torcida. Já como treinador, foi no Atlético-MG que ele ficou por mais tempo, tendo comandado o clube em 434 jogos.

 

Os fracassos de Telê Santana na Seleção Brasileira

 

Tendo começado sua carreira de treinador no ano de 1969, foi somente em 1980 que Telê foi chamado para comandar a Seleção Brasileira. Dessa forma, logo de início implementou um dos times mais técnicos e bonitos de se ver jogar, atuando com 4 meias que eram camisas 10 em seus clubes.

 

Contudo, mesmo com o futebol bonito de se jogar, a equipe acabou perdendo para a Itália na Copa do Mundo de 1982. Sendo que, essa escalação é considerada como a melhor seleção que um time colocou em campo, superando o time campeão em 1970.

 

Ali acabou a primeira passagem de Telê Santana na Seleção Brasileira, tendo comandado a mesma por 38 jogos. Após isso, o treinador foi para a Arábia Saudita, para comandar o Al-Ahli, ainda em 1982, contudo, acabou voltando para a seleção em 1985.

 

Isso ocorreu logo após eleição na presidência da CBF, onde o treinador foi escolhido para comandar a seleção na Copa do Mundo de 1986. Sendo que, dessa vez o treinador visou à experiência e montou uma equipe com vários remanescentes da última Copa, o que causou revolta na imprensa.

 

Entretanto, no início do torneio a seleção começou vencendo e convencendo, porém, acabou caindo invicta para a França nos pênaltis. Dessa forma, terminou mais uma passagem e Telê pela Seleção Brasileira e novamente sem a taça, o que o tachou como “pé-frio”.

 

Os anos de ouro no São Paulo

 

Logo após a segunda passagem pela seleção, foi no São Paulo que Telê viveu seus anos de ouro. No começo, pegou um time devastado e que tinha sido eliminado precocemente no Campeonato Paulista.

 

O treinador bancou a permanência de Raí, que viria a ser craque do clube nas conquistas das duas Libertadores e também dos Mundiais de Clubes. Sendo que, esses não foram os únicos títulos do treinador no clube: ele venceu ainda dois Campeonatos Paulista.

 

Telê Santana ganhou também o Campeonato Brasileiro de 1991, a Recopa Sul-Americana em 1993 e 1994, Copa Internacional (Mundial) em 1992 e 1993. Além disso, ganhou ainda a Supercopa Libertadores em 1993, competição realizada somente 10 vezes na história.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários