Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto gratuito estimula o autoconhecimento a partir da natureza

Publicado em 19/04/2022 Editoria: Geral Comente!


 

 

Vídeo com as vivências do projeto "Recicleide - Experimentação Artística no Ambiente Natural e Virtual", da atriz Karina Signori, será apresentado no dia 30 de abril

 

Entre as tendências de comportamento para 2022 está a de ficar cada vez mais próximo à natureza. Afinal, as pessoas desejam se conectar mais consigo e um caminho interessante, divertido, criativo e agradável para o autoconhecimento é a EcoArte por intermédio da livre manifestação artística, com alegria, em defesa da vida, ou seja, o meio ambiente.

 

Permitir se expressar a partir do contato com a natureza deixando de lado julgamentos de "bonito" ou "feio", perceber o resultado da sua arte e avaliar como você mesmo enxerga aquele resultado são práticas profundas de autoconhecimento. Estas foram constatações da artista Karina Signori ao desenvolver o projeto "Recicleide - Experimentação Artística no Ambiente Natural e Virtual".

 

Selecionado pelo edital Aldir Blanc 2021, com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, o projeto foi desenvolvido desde janeiro deste ano e será concluído com um relatório e um vídeo em que serão apresentadas as etapas do projeto. A live de apresentação será no dia 30 de abril, pelo YouTube @recicleide.  

 

Permeando este projeto, estão as músicas "Sorria", "Rastros Humanos" e "Ecoarte", compostas por Karina com produção musical de Fernando Bahia, que serão transformadas em clipes musicais.

 

Vale destacar que, em cada uma destas produções, existem estudos científicos e epistemológicos reforçando a poderosa ferramenta do autoconhecimento. A música "Sorria", por exemplo, tem como base o Yoga do Riso, movimento iniciado em 1995 na Índia, que convida todos a sorrir, rir e respirar de forma consciente, entendendo os inúmeros benefícios que o riso tem para a vida.

 

"Rastros Humanos", por sua vez, teve o teatro neuro emocional como ponto de partida, sendo que Karina pesquisou a raiva e a tristeza a partir do estudo que a psicóloga Susana Bloch desenvolveu, e a atriz e diretora Dorys Calvert, consultora do projeto, aprofundou sobre a relação de cada emoção a uma variação respiratória, postura corporal e expressão facial. Já a música "Ecoarte" fala de ecoar a cultura ecológica e motivar a expressão do amor à vida através das artes.

 

"A maioria das pessoas não se reconhece como artista, mas a arte está lá, escondidinha, se deixarmos nossa livre-expressão aflorar, permitimos nossa criança interior brincar e, ao expressarmos nossa arte, vamos nos conhecendo e evoluindo como seres humanos", afirma Karina.

 

Durante todo o processo de experimentação e de captura das imagens, Karina se preocupou em garantir que as pessoas pudessem acompanhar suas movimentações, mesmo estando longe. Dessa forma, vários experimentos foram disponibilizados na ferramenta Reels e todas as lives ficaram salvas no IGTV do Instagram @recicleide.

 

Um desafio no meio do caminho

Como desdobramento do projeto, foi criado o "Desafio Experimentação Artística" incentivando as pessoas a se expressarem artisticamente tendo a natureza como cenário, parceira de cena e/ou fonte de inspiração. Foram 27 inscrições, sendo que 23 pessoas enviaram suas experimentações que também podem ser vistas na rede social.

 

Também foram realizadas, em decorrência do Desafio, quatro lives extras: com a arteterapeuta Jaque Leal, a artista e produtora Fernanda Raupp, o arte-educador Givaldoriso e Daiane de Souza, que promove a dançaterapia.

 

Este movimento motivou Karina a "deixar sair" outras formas de arte que ficaram registradas em seu canal do YouTube. "Fui além da performance e fiz pinturas com urucum e giz de cera, escrevi poesia, criei um filtro dos sonhos e um instrumento novo", conta.

 

O lançamento do projeto

No dia 30 de abril, será lançado o vídeo de conclusão do projeto que terá tradução em libras de Ana Paula Jung. "Vamos alcançar cada vez mais pessoas, sugerindo que elas se conectem com a natureza e, a partir da arte, possam se conhecer mais e melhor. Mesmo após a entrega do projeto, vou continuar estimulando as pessoas a se expressarem artisticamente", finaliza Karina.

 

A partir da conclusão do projeto, os produtos serão compartilhados com a secretaria de educação estadual, e com as secretarias municipais, para que possam sensibilizar as comunidades escolares e incentivar a manifestação artística, a ecologia e a participação cidadã dos estudantes.

 

SERVIÇO

O que: Apresentação do vídeo do "Recicleide - Experimentação Artística no Ambiente Natural e Virtual"

Quando: 30 de Abril de 2022

Onde: Online

Para acompanhar: http://www.youtube.com.br/recicleide

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários